sábado, 2 de dezembro de 2006

Benfica venceu Sporting por 0-2 em Alvalade (vídeo)

Benfica venceu em Alvalade por 0-2 e recolocou-se na luta pelo título português

O Benfica deslocou-se à casa do seu eterno rival , o Sporting e venceu por duas bolas a zero e voltou a recolocar-se na luta pelo título português , onde o FC Porto poderá aproveitar para escapar mais ainda , caso vença no derby da invicta o Boavista .

Em Alvalade , 44 042 pessoas deram cor e alegria , ao clássico e derby mais aguardado de Portugal . As claques leoninas brilharam com as suas cereografias e o Benfica esteve muito bem apoiado por 2000 mil ruidosos adeptos .

Ao que se sabe , não houve problemas de maior e julgo saber apenas uma pessoa foi detida por actos extra-futebol . Talvez a acalmia dos dirigentes tivessem levado ao excelente ambiente vivido nas bancadas e esses bem pagaram(€€) para assistir ao grande jogo .

Quanto às tácticas , Paulo Bento foi quem mais surpreendeu, com as inclusões de dois mal-amados dos adeptos e ainda sem grandes provas dadas , o argentino Romagnoli e o uruguaio Bueno .
Do lado do Benfica , apenas uma interrogação ? Estaria Miccoli recuperado e apto para a competição ? A resposta foi sim e dada em grande estilo pelo pequeno "bombardeiro italiano "

O Benfica chegava a este derby , completamente dependente de um resultado positivo , ao contrário , o Sporting apresentava-se confiante pelos resultados obtidos e pelo avanço que tinha sobre os encarnados e obviamente faminto em alongar a distância para 10 pontos .

Mas a história do jogo começou bem cedo e de rompante por parte do Benfica que em apenas 2 minutos causou impacto com uma bola de golo de Nuno Gomes , da qual resultaria um canto e o excelente golo de cabeça de Ricardo Rocha , que facturou o seu segundo golo com a camisola das àguias .

Estava dado o mote , para uma primeira parte acima de tudo eficaz do Benfica , que sem ter um domínio do jogo absoluto em todo o campo , jogava e defendia tranquilamente as investidas do Sporting .
Os leões atordoados pelo golo inicial , reagiram e apoderam-se do jogo , mas apenas através de bolas paradas (cantos/livres) conseguiam surpreender o Benfica , mas a pontaria estava virada para outros lados .

O Benfica aos 36 minutos teria mais um momento de grande qualidade e que se revelaria decisivo nas pretenções do Sporting . Os leões perdiam uma bola a meio-campo por João Moutinho e numa rápida jogada de contra-ataque , Miccoli assiste com grande categoria Simão, que entra na área , tira da frente Custódio e depois remata com sucesso para o desamparado Ricardo .

Não foi tudo , o Italiano ainda teria tempo para rematar uma bomba à barra , onde Ricardo assistiu apenas com os olhos , tal a pontência e colocação da bola .
Para acabar o pesadelo da primeira parte dos leões , Petit sofreria uma falta à entrada da àrea e na conversão do livre , a bola sobra para Nuno Gomes , que após vários desvios remata para grande intervenção do "Labreca do Montijo"

Na segunda parte , o jogo foi muito diferente , o Sporting apareceu desmotivado e alguns jogadores pareciam resignados com o resultado . O futebol que trouxeram para os segundos 45 minutos era essencialmente directo e supostamente para aproveitar uma falha na defesa encarnada , situação que Luisão e Ricardo Rocha não atenderam e o Benfica que não rematava muito ou quase nada na etapa complementar , defendia eficientemente como um bloco .

A meia-hora do fim o Benfica desinibiu-se , talvez pelo baixar da guarda dos leões e passou a trocar a bola com classe , provocando os "olés" e a saída dos primeiros adeptos de Alvalade que já não viam maneira da sua equipa virar o resultado .

O pior até viria já nos últimos 10 minutos , com as expulsões correctissímas de Polga e Nuno Gomes com atitudes irracionais e fora do contexto do que tinha sido o jogo ou seja correcto .

Para terminar , o guarda redes do Benfica , Quim ainda seria posto à prova por Yannick Djálo num remate com selo de golo , mas o nº 1 das àguias terá feito uma das suas melhores defesas da sua carreira .

Em conclusão foi uma vitória justa do Benfica e que geriu com mestria a vantagem de dois golos obtida bem cedo e foi inteligente na ocupação dos espaços .
Tenho que destacar individualmente Nélson , que parecia uma locomotiva do lado direito , Ricardo Rocha , talvez o melhor jogo pelos encarnados e Simão com Miccoli na frente a "partirem a loiça"

Quanto ao Sporting , penso que Paulo Bento foi infeliz ao apresentar duas unidades como Bueno e Romagnoli de inicio . O avançado uruguaio está à vista que não é jogador para um clube como o Sporting , lento , pouco objectivo e desenquadrado .
O argentino Romagnoli , apesar de boa técnica é tácticamente fraco e não foi o "10" que certamente Paulo Bento queria . Também é caso para perguntar o que é feito do "31 decisivo" (Liedson) . Muitos poucos golos até ao momento e isso tem-se reflectido na equipa . Os melhores terão sido João Moutinho pela habitual entrega e por algum tempo Tello que desequilibrou algumas vezes no ataque .

Agora seguem jornadas decisivas para os dois clubes , com o Benfica a ter que vencer obrigatóriamente em Old Trafford o Manchester United se quiser seguir para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e o Sporting a ter que pontuar em Alvalade com o Spartak de Mosvovo para chegar à Taça Uefa .

Vídeo do jogo Sporting 0-2 Benfica


Outros artigos :
Liga Portuguesa (Notícias e Vídeos)

Foto:Uefa

Página Inicial

26 comentários:

  1. Gostei do jogo, podiam até ter estado um pc melhor, mas nem assim o Kikin joga... Benfica fez um jogo Defensivo imensamente bom, de paciencia e matou o jogo praticamente nas 2 oportunidades que teve, depois foi gerir e ainda assistir a um mini espectaculo de Olés, parabens Benfica, que joguem assim e melhorem o aspecto ofensivo!!

    ResponderEliminar
  2. Exibição segura com um golo cedo... sem ser espectacular, gostei. Katsouranis é fantástico na pressão, um verdadeiro brinde para petit esta época, a fazer esquecer Manuel Fernandes. Simão é pura classe e Nuno Gomes + Miccoli tornam muito difícil aguentar o Benfica quando tem possibilidades de rasgar o jogo aqui e ali... A defesa também esteve bem, também porque Bueno estava em campo e porque o Sporting insistiu sempre muito nos lances de cruzamento longo facilmente anulados... e Liedson está descansado desde a renovação.

    Força Benfica pra Manchester

    ResponderEliminar
  3. Espero que o resultado de hoje seja o mote necessário para que o Benfica consiga levar de vencido o Man Utd e consiga permanecer na Champions!


    Parabéns Benfica

    ResponderEliminar
  4. Últimos minutos muito bons do Benfica a reter a bola e a enervar o adversário q ainda podiam ter sido melhores se o Nuno Gomes não se tivesse lembrado de ainda manchar mais a sua exibição.

    Katsou tem uma calma e inteligência a jogar. Impressionante.. Bom jogo

    O Sporting fica-se sempre pelas intenções ...fora da Champions e deixou fugir o Porto .

    ResponderEliminar
  5. Bueno és pior que péssimo, mas Obrigado !
    A todos um Bom Natal, a todos um Bom Natal!

    ResponderEliminar
  6. Exibição sem ser vistosa muito segura, e o ataque do Sporting é, neste momento, à parte de bolas paradas (e mesmo assim...!) incapaz de produzir algo de útil. Vide Madeira e Figueira da Foz, além de hoje!

    Nelson muito bem em freestyle com o resultado feito, Simão, o que nunca aparece nos jogos grandes (...), e RR os melhores em campo.

    Katsou pareceu-me uns furos abaixos na gestão de bola do meio campo, mas aí é um grande erro do Santos, que, apesar de ter estado bem, devia ter recuado o Simão para 10 no período de maior pressão do Sporting pois este joga mais colado aos medios defensivos, podendo assim organizar o jogo e acalmá-lo.

    ResponderEliminar
  7. houve a tal eficácia necessária em jogos deste tipo e aquele golo aos 2/3 minutos foi fundamental.

    Parabésn ao SLB .

    ResponderEliminar
  8. Parabens ao Benfica, que fez um grande jogo, ao Ricardo Rocha que foi uma parede (Porque não jogou assim com a Polónia, pela selecção?)
    Nani, por favor, desde sempre que disse que este gajo é uma amostra de jogador, Garcia impressionante () e Bueno, não desgostei.
    E lá vai o Porto para uma caminhada tranquila.

    Sr.Paulo que estaís no banco, não repita a gracinha frente ao Spartak, ou ficamos fora da Europa

    ResponderEliminar
  9. Dou os parabens ao benfica porque soube ganhar o jogo.. o sporting ao estar a perder 2-0, entrou com os nervos tambem em jogo e pronto.. Quim esteve em grande.. parabens tambem a ele..

    Vamos lá ver se o Boavista amanha faz qualquer coisa...

    ResponderEliminar
  10. Boa vitória, mas mais uma vez não gostei de uma coisa, que é o facto de quando a equipa estar a ganhar entregam o jogo ao adversário e metem-se na retranca. Não havia necessidade principalmente tendo em conta o adversário que enfrentámos.

    Mais uma vez o típico jogo sujo por parte dos jogadores do Sporting com empurrões e encostões e o crl, mas não é nada que não estejamos habituados. Tanto o Miguel Garcia como o Liedson deviam ter ido para a rua.

    Melhores em campo: Quim, RR,Nélson, Katsouranis, Simão e Nuno Gomes

    ResponderEliminar
  11. Nunca vi um jogo tão mau do SCP nesta época.
    Custódio diria que é muito mau , mau mesmo .

    João Moutinho, Katsou, Luisão, Quim e RR muito bem.
    Ricardo, faz um favor e sai, sff.

    ResponderEliminar
  12. E o mais engraçado no meio disto tudo é que continua tudo na mesma. O Sporting a jogar mal o Benfica a jogar o pouco que sabe. O FCP na frente e a preparar-se para ser campeão.
    É daqueles campeonatos que só servem para encher cadernetas.

    ResponderEliminar
  13. Destaques positivos:

    - Ricardo Rocha
    - Simão
    - Quim! Excelente defesa ao remate do Djaló no final do jogo, para quem dele diziam que só defendia as que iam à figura...
    - Nélson excepto um atrapalhanço na àrea dele em que quase dava a bola de bandeja ao Liedson

    Do lado do Sporting...

    - ambos os laterais tiveram ocasionalmente muito bem a atacar, supreendeu-me o Garcia que fez 2 ou 3 muito bons dribles à linha de fundo! No entanto estiveram ambos inconstantes no passe.
    - o Ricardo fez uma defesa excepcional ao remate do N. Gomes a acabar a 1ª parte, embora no golo do Simão tenho dúvidas se ele não se podia sair melhor à bola

    ResponderEliminar
  14. Ninguém dei importância ao Fernando Santos.
    Foi ele quem preparou esta equipa que, mais do que tacticamente, venceu psicológicamente.

    A estratégia resultou desde o início. Entrar forte e pressionante, tentar marcar um golo cedo e passar a jogar com os nervos do Sporting que, jovem que é, mostrou ainda não ter gabarito para estas andanças. É claro que o Paulo Bento ajudou à festa com o recuo do Moutinho no terreno na 2ª parte.

    No Benfica, pela positiva, destaco o Simão, o Katsou, o Rocha e o Léo. Fizeram uma exibição personalizada, sem se intimidarem, sem fugirem às responsabilidades. Não posso deixar de destacar o RR pela forma como respondeu às críticas; mais um cartada do Engº. Quem também teve um bom regresso foi o Luisão que foi senhor de uma eficácia muito apetecível. Pela negativa marco o Nuno Gomes que pareceu ter fugido do jogo por completo até ao momento que chamou a si o protagonismo errado e acabou parvamente expulso. Esperemos (pricipalmente ele) que o Moutinho não tenha mazelas de maior.

    Quanto ao Sporting descanso as minhas palavras sobre uma pergunta: "Mas que coisa é essa de Bueno?"

    Sobre aos casos do jogo, e começando no suposto penálti, sou da opinião que o árbitro esteve bem ao não assinalar o castigo máximo. Faltaram cartões amarelos para Bueno, Liedson, Quim e Nuno Assis.

    Agora é esperar uma exibição mais categorizada em Manchester.

    ps: GRANDE QUIM!!!

    ResponderEliminar
  15. Há que dar muito crédito ao Fernando Santos hoje. Montou uma estratégia que assentava em surpreender a defesa do Sporting com dois falsos pontas de lança para a desposicionar, o que a deixou sem referência e à mercê de golpes individuais de génios como Miccoli e Simão. A partir do momento em que entra aquele primeiro golo (no qual julgo que há muito mais mérito da parte do Rocha na desmarcação e cabeçada indefensável, do que demérito do Polga na marcação), a equipa pode desenvolver a sua estratégia de contra ataque na sua plenitude. Tomámos controlo do jogo e não mais o largámos até ao final, salvos raríssimos rasgos de inspiração individuais de criativos do Sporting. O segundo golo acaba por entrar fruto de um contra ataque rápido, com um passe fantástico do Miccoli, e a partir daí o brilhantismo de um dos melhores alas da Europa faz o resto: um grande trabalho sobre um coitado defesa completamente imponente para travar o puro génio e depois o remate natural e indefensável sobre um Ricardo atordoado.

    ResponderEliminar
  16. ...a eficácia sobre o maior caudal ofensivo desastroso.

    Parabens ao Benfica.

    Saudações desportistas.

    Sou sporting hoje e sempre.

    ResponderEliminar
  17. A estrelinha da sorte hoje estava claramente do lado do benfica e um sporting muito apagado. Resumindo, um óptimo jogo de futebol, pelo menos de minha opinião.
    Parabens ao benfica, agora é rumo á derrota em Manchester, do Manchester.
    Assim se escreve em bom Português...

    ResponderEliminar
  18. ...Antes do jogo começar, o SCP já entra a perder com o 11 apresentado, entrou melhor o SLB, e marcou ao 2º miuto, o SCP tentou reagir mas notava-se que era uma equipa sem soluções nunca criando perigo á baliza de Quim, o 2º golo é uma jogada de puro contra ataque, ao intervalo P.Bento faz o que deveria já ter feito só que com o resultado como estava não se espera milagres, para mim P.Bento errou ao tirar o Bueno, eu tiraria o Liedson, já vai sendo tempo de perceber que tem de jogar, por falar em nulidades o N.Gomes uma vez mais ficou em branco com a agravante de ter sido expulso por uma falta que teve tanto de ffeia como de desnecessária, se o MArcinho apanhou 2 jogos gostaria de saber quantos apanhará o N.Gomes...Quanto á equipa do SLB muito tranquila, fez o jogo que lhe competia procurou a sorte de jogo e mais importante que isso ganhou 3 pontos...

    Não é nada de anormal e espero que o SCP não se vá abaixo, os campeoantos raramente se ganham em derbis...

    ResponderEliminar
  19. A vitória do Benfica ontem à noite foi justíssima, e digo isto sem problema nenhum apesar de ser Sportinguista! Ora vejamos:

    1º apostar em Custódio, Moutinho, Romagnoli e Nani para o meio campo, foi como que entregar à partida o ouro aos bandidos, Paulo bento começou logo mal.

    2º Bueno ( o que é que se pode dizer sobre este pseudo-ponta-de-lança ) mais outra barraca e insistência infeliz de Paulo Bento.

    3º O Sporting, acusou logo a abrir muito mais nervosismo e falta de atitude e confiança, e como tal aos 3 minutos já estava a perder.

    4º tendo uma equipa muito jovem e inexperiente a virar resultados, faltou aquilo que era fundamental: Maturidade para dar a volta aos acontecimentos e aqui a juventude leonina não ajudou nada

    5º Liedson, está fora de forma é verdade, mas sem um verdadeiro colega de ataque, tb não ajuda nada.

    6º Cruzamentos e mais cruzamentos, para quê? (Ainda por cima todos mal direccionados e mal medidos) O sporting não tem nenhum verdadeiro cabeçeador, nem jogadores que do ponto vista físico possam disputar duelos aéreos (excepção do Liedson, mas somente quando está em forma)

    7º Bolas Paradas. Outro ponto em que o Sporting tem alguma deficiência (apesar dos golos marcados ao Marítimo e Naval de livre) Ronny parce-me o único jogador que tem alguma apetência para marcação de livres, mas não sendo um jogador titular......

    8º Um razoável (no mínimo) Ponta-de-lança precisa-se urgentemente, é muito pouca a produtividade (em golos) deste Sporting e se isso continuar os resultados finais poderão ser autênticas desilusões.

    9º Síndrome Leonino, é uma doença q parece q afecta repetidamente o Sporting. SEMPRE nos momentos mais importantes..........PUFFFFF(apagão total, fracasso total) Isto tem de ser trabalhado em profundidade!

    10º Apesar de tudo isto e se algumas mudanças forem feitas na reabertura do mercado, penso que o Sporting pode ser Campeão, caso contrário não sei não....

    Saudações leoninas a todos

    ResponderEliminar
  20. Não estou a gostar do futebol do ataque do SCP e não embarco no discurso da falta de sorte...é mm incompetência dos pontas de lança- Não se aproveita um. Em quase todos os jogos falham golos certos(Bueno+Alexandro=0) ! -Se o P.Bento não for + exigente c/ a SAD, é seguro q o SCP não ganha nada esta época..mas tudo bem.

    Qt ao SLB é uma equipa mt + madura, c/ mta qualidade e q vai progredir ainda +... Foi um justo vencedor e o Simão a jogar assim vai p/a um Grande clube Inglês, tipo Liverpool...e mt em breve! Qd é q reabre o mercado?...mas os Benfiquistas não se preocupem, pq o Assis(Grande jogo) está à altura da situação.

    ResponderEliminar
  21. Vi o jogo com bastante atenção e esta é a minha visão das 3 equipas presentes ontem no Alvalade XXI:

    O arbitro:

    Numa estreia em clássicos foi sereno e teve quase sempre decisões acertadas. No lance do Miguel Garcia dentro da área do SLB faltou cartão amarelo por simulação. Nas expulsões esteve impecável. Passou a maior parte do jogo despercebido.......e os jogadores só complicaram a sua vida nos últimos 10 minutos. Parece ser um arbitro com futuro.

    SLB

    4 peças criativas que estiveram muito bem no Jogo: Pequeno Gnomo (que grande exibição), Maria Amélia (importante a segurar a bola), Picoli (apesar de ficicamente estar condicionado é um jogador muito perigoso) e Nuno Assis (que ontem foi o melhor jogador do SLB).

    Depois dois jogadores que fizeram a diferença no Jogo: O Capanga Grego e o Top Model Petit! Foram duros e mataram por completo o macio meio campo do SCP.

    Na defesa o SLB tinha um auntêntico extremo....Nelson fez um grande jogo tb. Os outros estiveram certinhos.

    Uma palavra para Quim.....uma exibição de luxo!

    SCP

    Esteve mal o seu treinador tranquilo na formação do 11. Escolher Moutinho, Custódio Ramagnoli para ganhar o meio campo foi uma anedota. Faltou musculo e experiência. Paredes devia ser o mano do Custódio na luta com Petit e o grego.......como não o fez foi dominado.

    Depois há o Bueno..........para ser simpático vou só dizer que se eu fosse o Djaló ou o Alecssandro estava muito chateado! Que avançado tão fraquinho......percebo que o queiram vender em dezembro............mas ontem era um jogo para ganhãr e não uma promoção de falsos talentos.

    Ricardo foi o costume.....vistoso..........mas na altura de fazer a diferença não apareceu como o seu colega de selecção Quim. Para quem perceber de futebol........deixo a análise à sua saída no 2º golo do SLB.

    Em geral este SCP veio provar o que eu dizia desde o inicio da época. Tecnicamente é uma boa equipa...........mas falta muita coisa.........como por exemplo: musculo, raça, experiência e humildade.


    Apesar de nunca gostar de ver o SLB a ganhar........este resultado foi muito bom para o meu FCP, uma vez que já ganhou ao Benfas e assim vai ter oportunidade de fugir aos seus directos concorrentes!

    ResponderEliminar
  22. uma grande vitória de um grande clube...provámos mais uma vez porque razão o BENFICA é chamado do GLORIOSO.para quem pensava que já estavamos fora do titulos aconselho a pensarem outra vez porque o titulo ainda há-de ser nosso.que venha o manchester.

    FORÇA BENFICA!!!!O 32º titulo ainda há-de ser nosso este ano!!!!

    ResponderEliminar
  23. Obrigado benfica eu sabia que ías ser o melhor amigo do Porto. Obrigado benfiquistas por viren ao Dragao lever chapa 3 e agora afastarem o sporting de nós. Obrigado, nós, do Campeao, sabiamos que podiamos contar com voces.


    Saudaçoes PORTISTAS.

    ResponderEliminar
  24. Bem cumpriu se uma tradiçao ja muito famosa em Portugal:

    Quem está pior é quem ganha neste tipo de jogos!

    O Benfica entrou a matar e o Sporting perdeu a.......Tranquilidade....o Sporting teve a posse de bola mas o Benfica foi muito inteligente, controlou e geriu o resultado, arrisco me a dizer até que fez uma exibiçao à italiana....defender bem e depois aproveitar os erros do adversário...

    Sinceramente...não tava nada a espera de um jogo tao tranquilo do Benfica....
    Lamentar o comportamento do Nuno Gomes...a ganhar e faz uma coisa daquelas....para mim foi o pior em campo por parte do Benfica....Por falar em pontas de lança em mau momento....no meu ponto de vista o Liedson neste momento é um jogador a menos no Sporting....muito muito muito longe dos tempos do 31 que representava pas defesas adversarias.

    Ja tava com saudades das vitorias em Alvalade....não me lembro dos numeros mas sei que em vitorias em Alvalade, Benfica e Sporting estão muito equilibrados...

    ResponderEliminar
  25. Gostava de manifestar o gozo que me deu a vitória do Benfica em Alvalade , perante tantas opiniões contrárias de que o Benfica perderia e até por muitos , como foi o caso de Carlos Xavier .

    O Benfica está agora em condições para lutar pelo título e caso seja regular , poderá sem dúvidas chegar ao topo daqui a uma jornadas .

    Já agora força para todas as equipas nas competições europeias e joguem sem medo . O Benfica tenho um presentimento que vai fazer história e ganhará por 1-2 em Old Trafford .

    ResponderEliminar
  26. Gostava de manifestar o gozo que me deu a vitória do Benfica em Alvalade , perante tantas opiniões contrárias de que o Benfica perderia e até por muitos , como foi o caso de Carlos Xavier .

    O Benfica está agora em condições para lutar pelo título e caso seja regular , poderá sem dúvidas chegar ao topo daqui a uma jornadas .

    Já agora força para todas as equipas nas competições europeias e joguem sem medo . O Benfica tenho um presentimento que vai fazer história e ganhará por 1-2 em Old Trafford .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas