terça-feira, 30 de outubro de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 8ª jornada - 8 Vitórias, Soma e Segue

A Liga Bwin voltou na Sexta-Feira com um grande Vitória de Guimarães- União de Leiria em que ambas as equipas tinham necessariamente de ganhar embora por motivações diferentes, à parte dos erros crassos(e visíveis) de Duarte Gomes(que até valeram uma ameaça por parte do secretário técnico de que iria apresentar uma queixa na Polícia Judiciaria) foi um jogo bem disputado com várias oportunidades para ambas as equipas onde o Vitória de Guimarães acarinhado pelo seu público foi sempre uma equipa mais objectiva e tranquila, o que foi premiado já na etapa complementar quando o jovem Rabiola encorajado por Cajuda marcou o golo da vitória (2-1) para desespero da equipa da cidade do Lis.
O Sábado passado em termos futebolísticos nacionais começou com um Belenenses - Académica que acabou num redundante e justíssimo zero a zero, o Belenenses em caso de vitória igualaria provisoriamente o Benfica na quinta posição da liga, algo que não se veio a suceder. Há cinco anos que os estudantes não perdem em casa dos azuis, não esquecendo o facto da Académica ter chegado a marcar (mas o golo foi -mal- invalidado) as bolas ao poste para os dois lados e grandes intervenções dos guarda redes fizeram com que o jogo terminasse da mesma forma que começou.
Uma hora mais tarde do inicio do jogo do Restelo iniciou-se o Vitória de Setúbal - Paços de Ferreira com um espectador especial no camarote, o ex-treinador do Chelsea José Mourinho. Esperava-se que o Vitória mantivesse firme a sua forma de jogar aguerrida e valorosa que lhe valeu o facto de ainda ser uma das pouca equipas europeias invictas até ao momento, e estas expectativas não foram defraudadas, na realidade o Vitória venceu por 3-1 um Paços de Ferreira totalmente desfigurado e apostado no contra-ataque e nas bolas paradas para atacar as redes sadinas, que acabou por marcar precisamente através de um pontapé da marca da grande penalidade por Luiz Carlos. Carlos Carvalhal aparenta estar em estado de graça, foi ele que lançou o suplentes que marcaram os dois golos, a saber, Edinho e Bruno Gama, boas influências de José Mourinho ? Quem Sabe?

Com más influências aparenta estar Paulo Bento que foi à Madeira "sob fogo", uma vez que tinha perdido dois jogos consecutivos (Fátima e Roma) e esperava trazer desta deslocação três importantes pontos que permitissem uma aproximação ao F.C Porto, algo que não se passou. O Sporting jogou desligado em grande parte devido à falta de Miguel Veloso no miolo do campo enquanto primeiro construtor de jogo e também porque João Moutinho nunca conseguiu suprir essa lacuna, acabando o Nacional com o seu losango "à la Paulo Bento" com Clebér, Fellype Gabriel e Bruno Amaro adjuvados por Juninho na frente por conseguir anular plenamente toda e qualquer resposta da equipa leonina. O Sporting nunca aparentou ser mais do que uma equipa que joga para o meio da tabela, tendo somente a sua primeira jogada de perigo aos 39 minutos por intermédio de um cabeceamento de Yannick Djaló pelo que o Nacional de Jokanovic teve quase sempre as melhores oportunidades de facturar. Parece que o feitiço se virou contra o feiticeiro, concerteza que Paulo Bento espera que a moda não pegue.
No Domingo, na Reboleira 1200 espectadores assistiram ao terceiro empate a zero do Estrela da Amadora nesta Liga frente a este irreconhecível Boavista num jogo muito fechado e onde as equipas se preocuparam mais em não deixar o adversário jogar do que jogar propriamente em jogar por elas mesmas, o que fez com este jogo fosse essencialmente disputado no meio do campo sem grandes desíquilibrios para qualquer uma das partes,o Estrela chegou a marcar mas o golo foi invalidado por suposto fora de jogo o qual as imagens televisivas confirmam.
No dia seguinte,o Benfica teve um mau começo no Estádio da Luz frente a um lutador Marítimo, desde logo aos 7 minutos o Marítimo demonstrou que tinha a lição bem estudada conseguindo finalizar com sucesso uma jogada de alguma sorte entre Makukula e Kanu, onde este último faz um "chapéu" perfeito a Quim. Dez minutos mais tarde o Benfica consegue empatar com um penalty esplendidamente executado por Óscar Cardozo, o Benfica começava agora a equilibrar as coisas até que Quim faz penalty sobre Kanu quando este estevava isolado e foi expulso. Sem guarda-redes Butt entra com a responsabilidade de tentar defender o penalty (não fosse ele um especialista tanto em marcar os mesmos como em os defender) e o alemão não deixou os seus créditos por mãos alheias conseguindo defender o penalty de Makukula. Com apenas 10 jogadores o Benfica aparento reorganizar-se tendo criado as melhores oportunidades de golo durante o restante tempo de jogo, até que o norte-americano Freedy Adu, entrado aos 80 minutos, no último suspiro do Benfica finaliza à boca da baliza uma jogada de insistência de Léo pela direita, dando "numa bandeja" o segundo lugar na tabela classificativa ao Benfica.
Como se não bastasse ontem verificou-se mais um empate(1-1), desta feita entre o Braga e a Naval 1º de Maio, o qual ditou o despedimento do treinador da equipa dos arcebispos Jorge Costa, destaque para o facto do golo mas rápido da liga Bwin até à data ter sido marcado neste jogo (23 segundos), ainda estavam adeptos a acomodar-se nas bancadas já a Naval vencia por 1-0 golo de Saulo. O Braga teve um autêntico festival de golos falhados no entanto deve dar-se por contente por ter conseguido um ponto, o qual foi resgatado por Roland Linz através da marca de grande penalidade.

Para fechar no Estádio do Dragão o Porto voltou a ganhar aumentando para oito as vitórias consecutivas nas liga, oito são ainda os golos de Lisandro na liga, o qual, segundo o próprio, está na sua "melhor forma de sempre". Enquanto os seus adversários vão soluçando nos seus jogos o Porto mostra cada vez de forma mais evidente a razão pela qual é o campeão em título, nuns meros oito minutos (parece ser o número chave do Porto está jornada) demonstrou que iria arrasar o Leixões, marcando dois golos, o primeiro por por intermédio de Lisandro(que viria marcar ainda o último golo da noite) e o segundo por Tarik Sektioui. Com uma exibição segura do Porto que nem necessitou muito de Quaresma para ter uma mão cheia de oportunidades de golo, acabando somente por facturar três. Raramente o Leixões consegui incomodar sequer Helton que parecia estar a assistir ao jogo por transmissão televisiva sentado na sua bela poltrona de relva verde. Enfim foi uma noite de azul e branco.


Resultados da 4.ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

F.C. Porto 3-0 Leixões (Lisandro 6' e 79', Tarik 8' )
Belenenses 0-0 Académica
E. Amadora 0-0 Boavista
V. Setúbal 3-1 P. Ferreira (Luiz Carlos g.p 62 'Auri 20',Edinho 67' ,Bruno Gama 80')
Benfica 2-1 Marítimo (Kanu 7' ;Óscar Cardozo 17' g.p., Freddy Ady 87')
V. Guimarães 2-1 U. Leiria (Miljan 47', Rabiola 90' )
Nacional 0-0 Sporting
Naval 1-1 Sp. Braga (Saulo 1'; Linz 59 'g.p)

Classificação da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

1. FC Porto24 pontos

2. Benfica16 pontos
3. Sporting15 pontos
4. V. Guimarães15 pontos
5. Marítimo14 pontos
6. V. Setúbal14 pontos
7. Sp. Braga11 pontos
8. Belenenses11 pontos
9. E. Amadora7 pontos
10. Nacional7 pontos
11. Académica7 pontos
12. Naval6 pontos
13. Leixões6 pontos
14. Boavista5 pontos
15. P. Ferreira5 pontos
16. U. Leiria3 pontos

Vídeos

Vitória de Setúbal 3-1 Paços de Ferreira
Auri 20'
Edinho 67'
Bruno Gama 80




Vit.Guimarães 2-1 U. Leiria
João Paulo 16'
Miljan 47'
Rabiola 90



Belenenses 0-0 Académica


Nacional 0-0 Sporting


Est.Amadora 0-0 Boavista



SL Benfica 2-1 Maritimo
Kanu 7'
Óscar Cardozo 17' g.p.
Freddy Ady 87'





Naval 1-1 Braga
Saulo 1'
Linz 59 'g.p



Fc Porto 3-0 Leixões
Lisandro 6' e 79'
Tarik 8'




Página Inicial


2 comentários:

  1. Vi que Leixões tá lá embaixo na tabela , será que dá para eles escaparem ?
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por atenderes ao meu pedido, Oscar. Já cheguei de Londres.

    Mauricio, o teu "querido" Leixões", embora recém-chegado à Liga Portuguesa, penso que tem argumentos para largar os últimos lugares, porque além de ter uma equipa competitiva, tem muitos adeptos e isso poderá ser decisivo no objectivo da manuntenção. Eles quando conseguirem a primeira vitória, poderão perder o nervosismo e partir para um campeonato tranquilo.

    Abraço

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas