sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Benfica vence Estrela da Amadora por 3-0 com todos os golos na 2ª parte

Cristián Rodriguez festejava o primeiro do Benfica frente ao Estrela da Amadora

Foi preciso esperar pela 2ª parte para que o Benfica assumisse o estatuto de favorito e assegurasse a vitória frente ao Estrela da Amadora por 3-0, isto depois de 2 desaires consecutivos que deixaram a equipa de Camacho longe do líder FC Porto.

Todavia, a exibição esteve longe de apagar a má impressão do Restelo, especialmente na primeira parte. E foram necessários alguns minutos de qb e a longa "mão" de Binya - lançamento longo - para ajudar a ultrapassar a oposição estrelista e animar os perto de 25 mil presentes nas bancadas. Os amadorenses realizaram uma exibição razoável, mas foram castigados com dois erros demasiados infantis - golo de cabeça na sequência de um lançamento e penalidade desnecessária.

O Benfica até começaram melhor, com grande pressão inicial, mas tal durou apenas até o Estrela da Amadora conseguir definir bem as marcações e a ocupação dos espaços no terreno, em toda a largura e cumprimento. A partir do primeiro quarto-de-hora, os da Reboleira passaram a controlar as operações e a empurrar os "encarnados" para o seu meio-campo, obrigando Óscar Cardozo a jogar muito longe do resto da equipa. O Estrela esteve perto de marcar por Luís Aguiar, aos dez minutos, mas Quim defendeu bem. Do outro lado, só o paraguaio Cardozo, a espaços, e o uruguaio Cristián Rodriguez conseguiam importunar verdadeiramente o guarda-redes Nélson.

E foi assim que surgiu o melhor lance da primeira parte, aos 21 minutos, com Cardozo como protagonista. Rui Costa efectuou um centro magistral da direita para o avançado, completamente isolado, e este cabeceou de cima para baixo, mas Nélson opôs-se com uma grande defesa. Passados dez minutos foi a vez de Nélson arrancar um grande trabalho na direita e centrar para o cabeceamento perigoso de Cristián Rodríguez, ao lado. A estas ameaças o Estrela da Amadora respondeu sempre com grande tranquilidade na sua defesa e meio-campo, dominando os acontecimentos e aproximando-se da grande área de Quim com alguma facilidade, faltando apenas um último passe de qualidade para causar mais problemas.

Rui Costa na disputa pela bola

O intervalo surgiu com um nulo no marcador e José Antonio Camacho fez sair Rui Costa e Nélson para a entrada de Di María e Nuno Gomes. Alterações que colocaram grande pressão sobre a defensiva do Estrela e surtiram efeito quase de imediato. Na sequência de um lançamento de linha lateral longuissímo de Bynia (parecia Andebol), Rodríguez saltou mais alto que todos na grande área e fez o que não havia conseguido no primeiro tempo, ou seja, inaugurar o marcador, de cabeça. Um golo que teve o condão de tranquilizar um pouco os homens da Luz, que podiam ter dilatado a vantagem em três novas situações. Primeiro Cardozo, de livre, obrigou Nélson a grande defesa e, aos 64 minutos, Katsouranis cabeceou e Nuno Gomes não conseguiu a emenda por pouco. Aos 68, o avançado português isolou-se, perdeu ângulo, e rematou para nova intervenção de vulto de Nélson.

Adivinhava-se o segundo tento, que acabaria por surgir logo a seguir. Maurício carregou David Luiz em falta na grande área e Cardozo fez o 2-0 de penálti. Já só dava Benfica e aos 78 minutos, David Luiz efectuou um excelente corte em antecipação, progrediu no terreno e serviu Cardozo na perfeição, mas o remate deste foi travado por Nélson. O 3-0 final surgiu em cima do minuto 90, da autoria de Nuno Gomes, a finalizar com facilidade após centro de Di Maria da direita.
Agora seguem-se as férias e futebol do Benfica só para 2008!

Vídeo

Benfica 3-0 Estrela da Amadora
Cristian Rodríguez 52'
Oscar Cardozo 70'
Nuno Gomes 90'




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Primeira parte muito má do Benfica, em grande parte por culpa de Camacho. Com Cardozo sozinho lá na frente é mais do que óbvio que não chega.

    Muito desapoiado, o Paraguaio pouco ou nada conseguiu fazer e Camacho já devia saber que não pode colocar a equipa a jogar assim, especialmente contra adversários mais fracos e a jogar em casa. Cardozo é o típico avançado que necessita de ter companheiros a jogar perto de si e que o saibam servir decentemente.

    Um Benfica desapoiado, com os sectores demasiado afastados, sem conseguir ligar o seu futebol e com um autêntico vazio de ideias e homens lá na frente. A isto se resume a primeira parte.

    Na segunda parte e com as entradas de Di Maria e Nuno Gomes para os lugares de Nélson e Rui Costa, tudo se modificou. O Benfica passou a dispor de soluções lá na frente, passou a jogar um futebol rápido e desinibido e finalmente comandou o jogo.

    Uma palavra para Bynia que com a exibição de hoje cala muitos dos seus críticos. Sempre quero ver se hoje têm a coragem de elogiar o camaronês e o seu enorme pulmão. Afinal aqueles lançamentos que o homem consegue fazer sempre servem para alguma coisa e têm a sua importância.

    É de um destes lançamentos que surge o primeiro golo do Benfica numa entrada fulminante de Rodriguez a cabecear sem hipóteses para o guarda redes do Estrela, Nélson.

    O dois a zero surge de penalty, a castigar uma falta clara sobre David Luiz, sendo o castigo máximo marcado por Oscar Cardozo de forma exemplar.

    Foi mais um golo de penalty para Cardozo? Foi!

    Existem equipas na nossa liga que têm ou tiveram uma percentagem de 50% de penalties falhados? Existem!

    Conta como golo? Conta!

    Depois, bastou controlar o jogo até aparecer o 3º golo naturalmente, numa boa jogada com Cardozo a lançar Di Maria na direita, que após fintar um defesa do Estrela assistiu Nuno Gomes, para este não fazer mais do que a sua obrigação e finalizar para o 3-0.

    É uma vitória justa e natural do Benfica, que fez uma segunda parte muito boa. Se detestei a primeira parte, tenho que dizer que fiquei bastante agradado com o segundo tempo.

    Quatro notas finais apenas:

    - Nuno Gomes é tão coxo que leva 6 golos no campeonato e não esteve presente em todos os jogos.

    - Aquela última oportunidade do Cardozo é para marcar. Eu gosto do Paraguaio e não tenho dúvidas de que é um bom avançado, mas tem que finalizar e não pode perder estas oportunidades.

    - Adu merece mais minutos Camacho. Cada vez que entra dá velocidade ao lado esquerdo do Benfica e demonstra que se for bem trabalhado, está ali um diamante por lapidar.

    - Di Maria se não marca, assiste. Já leva três assistências para o campeonato e mostra dotes que nos deixam com grandes expectativas para o seu futuro.

    Resta agora esperar por uma derrota do Porto na Madeira para manter os 7 pontos de desvantagem e acabar o ano mais perto do primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  2. Um jogo à benfica dos tempos modernos, a mostrar o melhor e o pior. Primeira parte foi uma bosta, nao jogaram como equipa, fazia perguntar que raio fazem durante a semana. Segunda parte, sai rui costa e nélson e a equipa pareceu muito mais solidária e coesa. Se for sempre assim, que rui costa passe a suplente. O camacho devia ter pensado antes desta sequencia de jogos, que em equipa que ganha n se mexe, mas as recuperações de petit e david luiz confundiram o espanhol que não soube lidar com a abundância. Bynia não é perfeito, mas, na verdade, qd o benfica joga com ele, não perde. Agora é aproveitar este periodo para comprar poucos jogadores, mas só se forem efectivamente reforços, como diz o camacho. Hoje o cardozo pode finalmente mostrar a potencia do seu remate, mas falhou umas oportunidades muito boas, mas com nuno ao seu lado, é outra música. Para acabarem o ano mais animados, espero que o porto e sporting percam pontos. já abri as prendas de natal, essa podia ser outra dada mais cedo!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas