segunda-feira, 7 de abril de 2008

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 25ª jornada - Sporting deixa luta pelo 2ª lugar ao rubro depois de empates de Benfica e Vitória de Guimarães

Edcarlos e Matheus num duelo no Bessa

Com o FC Porto já campeão, as atenções da Liga Portuguesa viram-se para as decisões pelos lugares de acesso à Europa, nomeadamente os que dão acesso à Liga dos Campeões. Neste campo, o Sporting teve um fim-se-semana simpático ao vencer o Sp. de Braga por 2-0 e a ver Benfica e Vitória de Guimarães empatarem os seus jogos. Os leões estão agora a somente 2 pontos de àguias e vimanarenses, embora sejam três em virtude dos confrontos directos lhes desfavoráveis.

Benfica empata no Bessa ( Déjà vu da época passada na Luz)

A emoção foi uma constante no jogo do Estádio do Bessa, desde os minutos iniciais, sendo que o Benfica assumiu o comando das operações logo cedo, com um meio-campo autoritário e movimentações rápidas na frente. Por seu turno, os "axadrezados" apostaram no contra-ataque, colocando sempre em sentido o guarda-redes Quim. Mas haveria de ser o outro guardião, Peter Jehle, a brilhar a grande altura e a negar diversos lances de golo quase feito, em lances de Cristián Rodríguez, Nuno Gomes e Óscar Cardozo. Rui Costa e Petit também estiveram interventivos no ataque, com remates de longe a saírem perto da baliza ou defendidos por Jehle.

Aos sete e 14 minutos, Rodríguez poderia ter marcado, mas não teve a sorte do seu lado. Primeiro viu a bola sair por cima, e depois o guarda-redes contrário defendeu. Até que aos 24 minutos surgiu um dos lances capitais do desafio. O árbitro assinalou grande penalidade para o Boavista, por falta de Edcarlos sobre Mateus, porém, Jorge Ribeiro permitiu a defesa de Quim. O Benfica não acusou o toque e continuou a atacar, e Cardozo cabeceou para nova defesa de Jehle. Antes do intervalo, Rodríguez voltou a estar perto de marcar, mas a bola saiu de novo ao lado.

Na segunda parte mais do mesmo. O Benfica continuou a atacar com todas as armas e o Boavista a contra-atacar, com o jogo a partir-se ao longo dos últimos 45 minutos. As oportunidades começaram a surgir junto das duas balizas, em especial na do Boavista, com Jehle a fazer o possível e o impossível. Di Maria viu o guardião defender aos 63 minutos, e no lance seguinte foi Katsouranis a ver o internacional do Liechtenstein a negar o golo. Nesta altura, o Benfica rematava de qualquer lado, em lances consecutivos, sem que, contudo, conseguisse marcar. Ou era Jehle ou os defensores boavisteiros a afastarem como podiam, evitando o golo que parecia mais que certo.

O lance de maior perigo surgiu aos 90 minutos, quando Edcarlos cabeceou à barra, na sequência de um pontapé de canto. O nulo no final do encontro não é o resultado acertado para o futebol praticado pelas equipas.

Sporting vence Braga com golos de Djálo

Moutinho e Liedson frente ao Braga

A partida começou numa toada pausada, muito a meio-campo e sem rasgos colectivos e individuais, pelo que nos primeiros 25 minutos não houve situações de golo claras. A monotonia geral apenas foi intercalada por algumas iniciativas furtivas, como uma de Anderson Polga, que ia facturando aos 22 minutos, quase sem querer. Foi, contudo, o Sp. Braga a dar o primeiro safanão no encontro, com Linz a acorrer a um centro de Matheus e a atirar pouco ao lado. Logo a seguir, o avançado austríaco efectuou um espantoso toque de calcanhar na pequena área, mas viu Rui Patrício afastar com uma defesa de vulto. O Braga estava por cima, mas depressa desceu à terra.
Aos 36 minutos, o Sporting chegou ao primeiro golo, por Yannick Djaló. Liedson fez a assistência e o jovem avançado não desperdiçou a oportunidade de fazer o seu terceiro tento em outras tantas partidas. Mas o internacional Sub-21 português estava inspirado e voltou a facturar. Dois minutos depois, Liedson serviu de novo Djaló e este disparou para o fundo da baliza. Dois minutos que acabaram por decidir a partida, embora ainda houvesse um pouco mais de 50 minutos para se jogar.

A segunda parte começou com o Braga ao ataque. Linz, em boa posição, após novo lance de Matheus, fez o mais difícil e atirou por cima da baliza de Rui Patrício, que acabaria mesmo por ver a bola entrar na sua baliza, aos 60 minutos, a cabeceamento de Matheus. Porém, o árbitro anulou o tento. Algo que não desmotivou os minhotos, que voltaram a estar perto do golo aos 67 minutos, primeiro por Linz, que cabeceou ao poste, e depois por Matheus, que viu Rui Patrício defender mais uma vez.

Este foi como que o canto do cisne do Sp. Braga, que perdeu fulgor e viu o Sporting passar a controlar por completo as operações, sem, contudo, criar grandes lances de perigo. O resultado não viria a sofrer mais alterações e os "leões" somaram mais três importantes pontos na luta pelo segundo lugar, subindo ao quarto posto, por troca com o V. Setúbal a 2 pontos do segundo lugar.

Outros jogos

Na sexta-feira, o Vitória de Guimarães no campo do aflito Paços de Ferreira, deixou escapar os 3 pontos já nos descontos ao empatar a duas bolas. Um jogo emotivo, com excelentes golos, especialmente o de Wesley (Paços de Ferreira) - digno de ver e rever.

Quanto ao Vitória de Setúbal empatou em Coimbra a zero e mantém aspirações intactas pela Europa. O Marítimo também ainda poderá ter uma palavra a dizer sobre este capítulo, depois de vencer o derbi da Madeira (1-0) frente ao Nacional num relvado que mais parecia uma piscina.

Prestes a confirmar a descida de divisão está a União de Leiria, que perdeu em casa 0-2 frente á Naval. Para que isso aconteça, basta o Leixões vencer amanhã o Belenenses.

Resultados da 25ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

FC Porto - Estrela da Amadora, 6-0 (Lucho 9', Tarik 11', Quaresma 65', Maurício p.b. 70', Bruno Alves 78', Lisandro 87')
Boavista - Benfica, 0-0
Sporting - Sp. Braga, 2-0 (Yannick 36', 38')
Paços de Ferreira - Vitória de Guimarães, 2-2 (William 60', Wesley 93'; Desmarets 14', 75')
Académica - Vitória de Setúbal, 0-0
União de Leiria - Naval, 0-2 (Paulão 36', Marinho 82')
Marítimo - Nacional, 1-0 (Bruno Fogaça 74')
Leixões - Belenenses, 1-2 (William 60', Wesley 90'+3; Desmarets 14', 75')


Classificação da Liga Portuguesa (bwinLiga)

Tabela Classificativa em Portugal

Vídeos

Sporting 2-0 Sporting de Braga
Yannick Djálo 36', 38'


Boavista 0-0 Benfica


Paços de Ferreira 2-2 Vit Guimarães
Desmarets 14', 75'
William 60'
Wesley 93'



Maritimo 1-0 Nacional
Bruno Fogaça 74'


Uniao de Leiria 0-2 Naval
Paulão 36'
Marinho 82'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. 7 jogos consecutivos sem vencer 1 único com Lucilio Batista sempre a roubar é inédito.

    Como é que este senhor é internacional de arbirtagem e porque continua a apitar jogos do Benfica?

    ResponderEliminar
  2. Ouvi na rádio que o lance do golo anulado ao Braga foi inacreditavel e confirmei agora pelo resumo.

    O Apito Dourado veio trazer alguma coisa de novo, eu acho que não.
    Continuam a haver erros grosseiros em todos os jogos e ninguém se chega a frente para pôr mãos nisto.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas