terça-feira, 2 de setembro de 2008

Liga Portuguesa (Sagres) : 2ª jornada - Benfica empata 1-1 na Luz com FC Porto. Sporting vence em Braga e lidera campeonato

Lisandro cortava lance de golo do Benfica

Antes de começar a abordar a segunda jornada da Liga Portuguesa, queria justificar o atraso nas postagens desde o último sábado, devido a um problema no servidor de postagens de fotos, o não me permitiu fazer actualizações.

Falemos então de uma jornada da Liga Portuguesa, agora com o nome da cerveja (Sagres), e que teve os momentos altos na Luz e em Braga, onde as principais equipas do nosso futebol mediram forças.

Um clássico bem quentinho! Benfica e FC Porto empataram no último sábado 1-1 num jogo quezilento, mas bem jogado e emotivo. Os campeões nacionais estiveram mais perto do triunfo, sobretudo depois da expulsão do grego Katsouranis.

O treinador encarnado apostou num onze virado para a frente com Di Maria, Reyes, Aimar e Cardozo. No FC Porto, Jesualdo Ferreira lancou Fucile em vez de Benítez, Rolando no lugar e Pedro Emanuel e apostou no fortalecimento do meio-campo, jogando em 4-4-2. Antes do pontápe inicial, os medalhados olímpicos Nélson Èvora e Vanessa Fernandes foram homenageados provocando grande entusiasmo entre os mais de 53 mil presentes na Luz.

Katsouranis fazia penalti sobre Lucho

Rodriguez foi muito mal recebido na Luz, com uma sinfonia de assobios a um jogador que provavelmente já não se ouvia no recinto encarnado desde os tempos Paulo Sousa e Pacheco pelo Sporting em 1993/94. O jogo foi por vezes duro e nem faltou a agressão de um adepto benfiquista vestido de diabo ao fiscal de linha José Ramalho. Uma imagem completamente bizarra!

Lucho marcava na Luz

O FC Porto entrou na partida quase a ganhar. Katsouranis teve uma paragem cerebral e agarrou Lucho dentro de àrea. Este ao contrário do que sucedeu com o Sporting na final da Supertaça, não falhou a grande penalidade. O Benfica não se entregou e teve uma boa resposta ao golo sofrido. Hélton fez uma grande defesa a remate de Reyes e Lisandro salvou em cima da linha um cabeceamento de Luisão, na melhor ocasião benfiquista até ai.

O FC Porto voltou a estar por cima nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Carlos Martins e Yebda eram gente a menos no meio-campo. Lucho fazia o que queria e Lisandro, mesmo sem uma grande exibição, dava cabo da cabeça aos lentos e desastrados Katsouranis e Luisão. Em cima do intervalo, Licha atirou ao poste, assistido, claro, por Lucho.

Cardozo festejava empate

A segunda parte começou com novo desperdício de Lisandro. Mas este verdadeiramente
inacreditável. E a máxima de “quem não marca sofre” confirmou-se pouco depois, com Cardozo a empatar, beneficiando de uma falha de Helton. A equipa da casa nem saboreou omomento, pois Katsouranis viu segundo amarelo após entrada sobre Rodríguez. Logo a seguir, Léo lesionou-se, tal como já tinha sucedido a Aimar. Rúben Amorim entrou para lateral-direito e Maxi foi para a esquerda. O FC Porto cresceu com a entrada de Hulk. Reyes, Martins e Yebda arrastaram-se nos últimos 20’, devido a problemas físicos mas o Benfica conseguiu conservar o empate. E quando o árbitro apitou, os jogadores do Benfica puderam cair por fim...

Postiga dá 3 pontos ao Sporting em Braga

Postiga marcava em Braga

Marcar um golo ao primeiro tiro e depois defender com acerto até ao fim. Foi assim que o Sporting ganhou (0-1) no difícil campo do Braga, saltando para o topo da tabela, ainda que a par do Nacional. Os minhotos, que ainda não tinham sofrido golos esta época, deixaram a pele em campo, mas foram ineficazes no último terço do relvado, não conseguindo traduzir um domínio eviente em ocasiões de golo. Quando assim é…

Jorge Jesus prometeu apostar no modelo de jogo habitual do Braga e cumpriu, ainda que tenha introduzido no onze Frechaut, Matheus e Linz. Uma formação ofensiva, sem receios pelo adversário. Do lado contrário, Paulo Bento também manteve a táctica do costume, mas efectuou duas mexidas na equipa, ambas por motivos de força maior. Polga, castigado, deu o lugar a Caneira e Hélder Postiga teve oportunidade de se estrear como titular porque Yannick Djaló não recuperou de uma lesão muscular que pode pôr em causa a chamada à selecção.

Tal como com o Trofense, o Sporting marcou logo ao primeiro tiro. Derlei e Abel combinaram bem pela direita e o lateral ofereceu a Postiga, livre de marcação, o primeiro golo de leão ao peito. Paulo Bento não desejaria melhor início de jogo, se bem que o Sporting não tenha aproveitado o embalo. O imbatível Braga sofria o primeiro golo da época quase sem ter tocado na bola. Mas não se atemorizou. Manteve a calma e foi assumindo a posse de bola, sem deixar o leão contra-atacar. De resto, além do golo, Eduardo não viu mais nenhuma bola chegar com perigo à sua baliza.

Foi pela direita que os minhotos carrilaram a maior parte do jogo. João Pereira e Alan faziam a vida negra a Grimi e os centros sucediam-se. Só que Meyong e Linz estavam com a mira desafinada e Rui Patrício lá ia vendo os minutos passar sem sujar as luvas. Bruno Paixão, que apitava sempre (ou quase) que alguém caía. Mas dois lances duvidosos ficaram no ar. Aos 39 minutos Psotiga parece ter feito carga dentro de àrea sobre Meyong e antes, aos 34 minutos analisou mal uma disputa de bola entre o mesmo Meyong e Abel, considerado falta do bracarense, quando Luis Aguiar ficou em boa posição de visar a baliza leonina.

O intervalo chegou com Linz a cabecear ao lado, e no reinício, Luis Aguiar atirou por cima , mostrando que era o Braga que assumia as despesas do jogo, ainda que o perigo fosse relativo. Aos poucos, o Sporting foi equilibrando as coisas, muito por culpa de Rochemback que conseguia segurar a bola no meio-campo contrário.Não demorou muito para Jorge Jesus tentar abanar a partida esgotando as substituíções em menos de 10 minutos.Paulo Bento que já tinha refrescado o ataque com Tiuí, respondeu com Miguel Veloso para segurar o meio-campo, que voltara a perder o domínio que conseguira por breves instantes. Na parte final, o Braga embora com posse de bola, não criava claras ocasiões de golo e como não bastasse, João Pereira viu o vermelho directo por pisar João Moutinho. Com esta vitória o Sporting junta-se assim ao Nacional da Madeira no primeiro lugar da classificação, tendo já uma vantagem de 2 pontos para o FC Porto e 4 pontos para o Benfica.

Restantes jogos

Nos restantes jogos, destaque para o Nacional de Manuel Machado que soma por vitórias os jogos disputados, encontrando-se na frente da tabela a par do Sporting. O Vitória de Guimarães refez-se da derrota em Basileia e venceu nos Barreiros o Marítimo europeu por 0-1. O V.Setúbal levou a melhor sobre o E.Amadora com um golo apenas e o Trofense estreou-se pela primeira vez em casa no primeiro escalão com uma derrota por 1-2 com o Leixões. No Restelo, Belenenes e Paços de Ferreira repartiram os pontos, num jogo que teve um final emocionante.

Resultados da 2ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 200/2009

Benfica - FC Porto, 1-1 (Cardozo 56'; Lucho 11' g.p.)
Marítimo - V. Guimarães, 0-1 (Roberto 15')
Sp. Braga - Sporting, 0-1 (Postiga 3')
V. Setúbal - E. Amadora, 1-0 (Mateus 2')
Trofense - Leixões, 1-2 (Ricardo Nascimento 67'; Wesley 22', Zé Manuel 61')
Nacional - Naval, 2-1 (Mateus 47', Alonso 51'; Paulão 69')
Académica - Rio Ave, 1-0 (Garcés 22')
Belenenses - Paços de Ferreira, 2-2 (Zé Pedro 28', Rodrigo Arroz 96'; William 72', 90')

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Tabela Classificativa em Portugal

Vídeos

Benfica 1-1 FC Porto
Lucho 11'
Cardozo 56'



Agressão do adepto do Benfica


Sp. Braga 0-1 Sporting
Postiga 3'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas