sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Taça UEFA : 1ª Eliminatória (1ª mão) - Benfica perde em Nápoles 3-2. Braga goleia Artmedia e Setúbal, Guimarães e Marítimo com tarefas complicadas

David Suazo fazia o 0-1 para o Benfica

As cinco equipas portuguesas que entraram em acção na primeira eliminatória da Taça UEFA 2008/2009, conseguiram resultados para todos os gostos. O melhor terá sido mesmo o Sporting de Braga, que praticamente garantiu o passaporte para a fase de grupos. No mais, tudo está ainda em aberto para as restantes equipas, com maior destaque para o Benfica, cujo os dois tentos apontados em Nápoles, conferem algum alento para o desafio da segunda mão. Para o Marítimo, com a derrota caseira ante o poderoso Valência, as contas estão deveras complicadas, enquanto o Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal poderão ser colocados ante um idêntico grau de dificuldade: a equipa de Cajuda tem que anular dois golos na “Cidade Berço”; o conjunto de Daúto Faquirá terá que, no mínimo, empatar com golos na Holanda.

Nápoles 3-2 Benfica: golos napolitanos um pouco esquisitos!

Sidnei em dificuldades

Quique Flores acertou em cheio quando disse que a eliminatória seria resolvida em Lisboa. E a verdade é que basta ao Benfica um golo para seguir em frente para a fase de grupos da UEFA, num jogo onde o resultado foi bastante melhor do que a exibição. Sobretudo na primeira parte.

O treinador espanhol arriscou muito, no inferno de San Paolo com 60 mil saudosos tiffosi no regresso às noites europeias, colocando em campo uma equipa claramente ofensiva, deixando Yebda sozinho para as despesas do meio-campo defensivo. Com a surpreendente titularidade de Urreta (Quique bem deve estar arrependido), a intenção era tirar partido do esquema de três centrais do Nápoles. Mas não resultou.

O Benfica marcou cedo pelo estreante David Suazo de cabeça, mas quase não teve tempo para festejar porque o Nápoles em dois minutos colocou-se em vantagem. E até ao final da primeira parte foi um mamma mia. A dupla argentina dos napolitanos (Denis e Lavezzi) lançava o pânico na área benfiquista, sempre bem auxiliada por um eslovaco bom de bola de nome Hamsik. O Benfica cometeu erros e permitiu ao Nápoles maior domínio, mesmo sem que fossem criados lances de perigo. A excepção aconteceu ao minuto 44 quando Quim falha a saída, Denis cabeceia, mas Leo, em cima da linha de golo, evita o que poderia ser o terceiro golo.

Napoles fazia o 3-1

O Benfica da segunda parte foi diferente, apesar de num lance de sorte o Nápoles ter chegado ao 3-1. As entradas de Katsouranis para o meio-campo e de Balboa para o lado direito provaram que deveria ter sido esta a equipa a jogar de início. O clube da Luz acabou por ser compensado numa falha defensiva dos italianos que Luisão não perdoou. Pelo que fez na segunda parte, o Benfica mereceu este golo, até porque o Nápoles do segundo tempo foi uma sombra.

Queria destacar aqui David Suazo. O avançado hondurenho que Rui Costa conseguiu “sacar” ao Inter Milão de Mourinho, além do golo marcado e da boa impressão deixada no San Paolo, mostrou que é um grande profissional. Numa altura em que Quique já tinha feito as três substituições, sofreu uma entrada a matar de um adversário (aliás, um Nápoles durissímo). E o que fez? Ao contrário de outros, que certamente pediriam a substituição, mantevese em campo, a correr e a lutar em sofrimento. É uma atitude que de certeza caiu no goto dos adeptos do Benfica.

Galeria de Fotos do Nápoles vs Benfica, neste link.

Sp. Braga 4-0 Artmedia : show golo de Meyong!

Braga cilindrou Artmedia

Tudo fácil para o Sporting de Braga, que goleou em casa o Artmedia, da Eslováquia, por 4-0. Com três golos na primeira meia hora, a goleada cresceu na segunda parte, com mais um golo. Os minhotos ficaram quase apurados para a fase de grupos da Taça UEFA,após ter chegado a esta fase via Taça Intertoto.

Os minhotos dominaram a primeira parte e marcaram três dos quatro golos antes do intervalo, com o primeiro a surgir logo aos 3 minutos. Evaldo isola-se frente ao guarda-redes e não desperdiça. Perante o domínio que ia exercendo, o Sporting de Braga chegou sem surpresa ao segundo golo, aos 18 minutos. Alan faz o passe que isola Meyong e o avançado parece não sentir dificuldades para bater Kamenar. O camaronês bisa no encontro, aos 30 minutos, ao apontar uma grande penalidade, marcada depois de César Peixoto ter sido derrubado. Até ao intervalo, o Braga controlou perante um Artmedia que surgiu melhor na segunda metade e que foi protagonista do primeiro lance de perigo, por intermédio de Guedé. Com o jogo mais equilibrado, foram os minhotos a aumentar a vantagem. Meyong faz o «hat-trick» e estabelece o resultado final. Muita atenção a este Braga de Jorge Jesus.

Vitória de Setúbal 1-1 Heerenveen : golo laranja nos descontos estragou festa!

Leandro Carrijo marcava ao Heerenveen

O Vitória de Setúbal empatou com o Heerenveen, da Holanda, 1-1, em "casa emprestada" no estádio José Alvalade,já que o Bonfim não foi aprovado pela a UEFA por deficiente iluminação! Depois de uma primeira parte sem golos os setubalenses adiantaram-se aos 67 minutos, por Leandro Carrijo, acabando por ceder o empate bem perto do fim, com o golo de Elyounoussi a surgir aos 90’, quando já poucos acreditavam que a equipa de Daúto Faquirá não terminase a partida com a magra, mas preciosa, vitória. Agora, na sequência desse enorme balde de água fria a deslocação à Holanda será mais complicada de enfrentar. Pelo que lí, porque não tive oportunidade de ver este jogo, o Vitória se jogar o que fez em Alvalade poderá ser uma das boas surpresas portuguesas.

Portsmouth 2-0 Vítória de Guimarães: Se Fajardo tivesse marcado!

Roberto falha perante David James

O Vitória de Guimarães perdeu por 2-0, na visita ao terreno do Portsmouth, num jogo em que a eficácia dos ingleses foi determinante para a obtenção de um resultado complicado de anular na segunda-«mão», no D. Afonso Henriques.

Durante os primeiros 45 minutos, o equilíbrio foi a nota dominante. Como esperado, Manuel Cajuda apostou no sistema de três «centrais» e deu-se bem com isso durante a maior parte do tempo. Face ao jogo directo do Portsmouth que se estreava em provas europeias (quase sempre à procura do gigante Crouch), os vimaranenses mostraram-se tranquilos e conseguiam controlar as operações. Ainda assim, em dois lances de envolvência, valeu Nilson (grande exibição) a negar golo a Defoe. No entanto, aos 39 minutos, Lassana Diarra inaugurou mesmo o marcador, após combinação com o avançado inglês. No minuto seguinte, Fajardo, de grande penalidade, não acertou na baliza à guarda de David James.

Logo no reatamento, nova grande penalidade assinalada, desta vez a favor do Portsmouth, possibilitou nova boa defesa a Nilson, que impediu o segundo golo dos ingleses, que apareceu aos 60 minutos. Pela esquerda, Belhadi tirou um cruzamento com conta, peso e medida para o pé direito de Defoe (homem que desperdiçou o penálti), que, na cara de Nilson, desta vez não enjeitou a oportunidade.
A partir daqui, quase só deu Guimarães. A equipa portuguesa subiu no terreno à procura do golo e não foi por falta de oportunidades que não reduziu a desvantagem. Neste particular, João Alves, nas bolas paradas ou nos remates de longe, e Roberto, quebra-cabeças nas imediações da área contrária, foram os mais ameaçadores. Após não ter logrado entrar na LIga dos Campeões e relegado para esta competição os vitorianos vão ter que suar muito para estarem na fase de grupos.

Marítimo 0-1 Valencia : Morientes e chuva a potes estragaram espectáculo!

Morientes deu vitoria ao Valencia n Madeira

Ao Marítimo, dificilmente poderia ter calhado pior adversário, nesta pré-eliminatória da Taça UEFA. Não que em futebol existam impossíveis, mas porque todos conhecemos o valor do campeonato espanhol e também o valor do adversário, o Valência. É sem margem para dúvidas um antagonista de enorme peso, basta olhar para o seu ilustre palmarés, que inclui seis ligas espanholas, duas Taças de Espanha, três taças UEFA e duas supertaças europeias, para não falar em outros títulos menores. Elucidativo.

Por seu turno, os madeirenses efectuavam o seu 15º jogo europeu, mas, embora sendo de realçar essa ainda escassa experiência europeia, não será menos de salientar, que nas eliminatórias anteriores, mesmo equipas poderosas, como a Juventus, o Leeds e o Glasgow Rangers tiveram enormes dificuldades para ultrapassar os madeirenses e como o sonho comanda a vida… No fundo, era uma equipa de tostões contra uma de milhões.

Num Estádio do Barreiros com apenas 3000 adeptos, muito por culpa da chuva intensa que se abateu sobre o Funchal, o Marítimo até começou bem, actuando com personalidade, com boas movimentações, contudo, a qualidade começou ditando as suas leis e logo aos 12’, Fernando Morientes logrou perfurar a defesa insular e com um remate colocado, bateu Marcos. O Valência lançava logo os alicerces para a eliminatória, dificultando de sobremaneira a tarefa dos madeirenses.

O Marítimo tentou reagir e aos 21’ Marcinho testou a atenção do compatriota Renan e 2’ volvidos, Pedro Moutinho foi pouco lesto a aproveitar um erro de Ivan Helguera. Aos 33’, não sem antes a equipa “che” ter criado perigo por Albelda o Marítimo teve a sua melhor ocasião até então, quando Fernando Cardozo cabeceou, após livre de Bruno com Renan em grandes dificuldades para suster o esférico. Ainda antes do intervalo, um lance duvidoso entre Helguera e Pedro Moutinho gerou controvérsia, um momento que poderia propiciar a expulsão do espanhol. O árbitro helvético, nada assinalou.

A segunda metade começou com uma grande oportunidade do Valência, com Marcos a negar o golo a Ângulo. Contudo, o Marítimo continuava fazendo o seu jogo, tentando articular o seu futebol ofensivo. Aos 69’ Marcinho enviou a bola à barra. No mesmo minuto, e na sequência do canto, João Guilherme esteve próximo do golo. Responderam os espanhóis, primeiro num remate de Pablo Hernandez bem defendido por Marcos e em duas iniciativas de David Villa. Já bem perto do final, Bruno Fogaça enviou a bola ao poste. Em suma, pelo protagonizado ao longo do jogo, o Marítimo justificaria um outro resultado, tendo o Valência sido uma parcial decepção.

Resultados da 1ª eliminatória (1ª mão) da Taça UEFA 2008/2009

Marítimo (Portugal) - Valência (Espanha), 0-1 (Morientes 13')
Vitória de Setúbal(Portugal) - Heerenveen (Holanda), 1-1 (Carrijo 67'; Elyounoussi 91')
Sporting de Braga (Portugal) - Artmedia (Eslováquia), 4-0 (Evaldo 3', Meyong 18', 31' gp, 76')
Nápoles (Itália) - Benfica (Portugal), 3-2 (Vitale 18', Denis 20', Maggio 55'; Suazo 16', Luisão 60')
Portsmouth (Inglaterra) - Vitória de Guimarães (Portugal), 2-0 (Diarra 39', Defoe 60')
Besiktas (Turquia) - Metalist Kharkiv (Ucrânia), 1-0 (Holosko 52')
MSK Zilina (Eslováquia) - Levski Sófia (Bulgária), 1-1 (Vladavic 48' g.p.; Ramon dos Santos 63')
Áustria Viena (Áustria) - Lech Poznan (Polónia), 2-1 (Schiemer 63', 74'; Rengifo 66')
Slavia Praga (Rep. Checa) - Vaslui (Roménia), 0-0
Omonia Nicosia (Chipre) - Manchester City (Inglaterra), 1-2 (Duro 49'; Jô 59', 72')
Banik Ostrava (Rep. Checa) - Spartak Moscovo (Rússia), 0-1 (Bolf 56' npb)
Brann (Noruega) - Deportivo (Espanha), 2-0 (Bjarnason 22', Solli 37')
Feyenoord (Holanda) - Kalmar FF (Suécia), 0-1 (Elm 71')
Wolfsburgo (Alemanha) - Rapid Bucareste (Roménia), 1-0 (Grafite 45')
Nancy (França) - Motherwell (Escócia), 1-0 (Berenguer 42')
Hamburgo (Alemanha) - Unirea Urziceni (Roménia), 0-0
Hapoel Telavive (Israel) - Saint-Etienne (França), 1-2 (Lala 88'; Payet 7', Feindouno 60')
Slaven Koprivnica (Croácia) - CSKA Moscovo (Rússia), 1-2 (Juric 42'; Vágner Love 82', 89')
FC Moscovo (Rússia) - FC Copenhaga (Dinamarca), 1-2 (Samedov 90'+1; Nordstrand 45', Sionko 93')
Litex Lovech (Bulgária) - Aston Villa (Inglaterra), 1-3 (Popov 10'; Reo-Coker 45', Barry g.p. 72', Petrov 91')
Cherno More Varna (Bulgária) - Estugarda (Alemanha), 1-2 (Dyakov 42'; Mario Gomez 66' e 81')
Kayserispor (Turquia) - Paris Saint-Germain (França), 1-2 (Toledo 87'; Kezman 5', Luyindula 89')
Politehnica Timisoara (Roménia) - Partizan (Sérvia), 1-2 (Bucur 25'; Z. Tosic 35', Bogunovic 69')
NEC Nijmegen (Holanda) - Dínamo Bucareste (Roménia), 1-0 (Van Beukiering 61')
Bellinzona (Suiça) - Galatasaray (Turquia), 3-4 (Lustrinelli 32', Sermeter 47', La Rocca 90'; Kewell 39', Baros 52', 81', Lincoln 95')
Young Boys (Suiça) - Brugge (Bélgica), 2-2 (Schneuwly 16', Doumbia 87'; Sonck 36', Clement 73')
Sampdoria (Itália) - FBK Kaunas (Lituânia), 5-0 (Bonazzoli 14', 22', Cassano 36', 57' e Fornaroli 90')
Racing Santander (Espanha) - Honka Espoo (Finlândia), 1-0 (Jonathan 57')
AC Milan (Itália) - Zurique (Suíça), 3-1 (Jankulovski 46', Pato 57', Borriello 74'; Djuric 78')
Sevilha (Espanha) - Salzburgo (Áustria), 2-0 (Diego Capel 6', Adriano 92')
Dínamo Zagreb (Croácia) - Sparta Praga (Rep. Checa), 0-0
Everton (Inglaterra) - Standard Liége (Bélgica), 2-2 (Yakubu 23', Castillo 38'; Mbokani 9', Yobo 35' pb)
Brondby (Dinamarca) - Rosenborg (Noruega), 1-2 (Krohn-Dehli 63'; Sapara 29', Skjelbred 55')
Rennes (França)-Twente (Holanda), 2-1 (Mbia 36', Bocanegra 49'; Denneboom 12')
Borac (Sérvia) - Ajax (Holanda), 1-4 (Milovanovic 50'; Sulejmani 11', Luis Suárez 35', Huntelaar 71', 86')
Tottenham (Inglaterra) - Wisla Cracóvia (Polónia), 2-1 (Bentley 33', D. Bent 73'; Jirsák 34')
Borussia Dortmund (Alemanha) - Udinese (Itália), 0-2 (Floro Flores 8', Inler 34')
Hertha Berlim (Alemanha) - St Patrick's Athletic (Irlanda), 2-0 (Nicu 50', Santos 77')
Apoel (Chipre) - Schalke 04 (Alemanha), 1-4 (Mirosavljevic 72'; Westermann 25', Rakitic 36', Vicente Sánchez 41', Halil Altýntop 88')
FC Nordsjaelland (Dinamarca) - Olympiacos (Grécia), 0-2 (Mitroglou 74', Leto 93')

Vídeos

Nápoles 3-2 Benfica
David Suazo 16'
Vitale 18'
Denis 20'
Maggio 55'
Luisão 60'


Sporting de Braga 4-0 Artmedia
Evaldo 3'
Meyong 18', 31', 76'



Marítimo 0-1 Valência
Morientes 13'


Vitória de Setúbal 1-1 Heerenveen
Carrijo 67';
Elyounoussi 91'



Portsmouth 2-0 Vitória de Guimarães
Diarra 39'
Defoe 60'



Golos das equipas italianas


Golos das equipas inglesas


Golos das equipas espanholas


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

  1. Com ambição e um pouco de sorte, conseguiremos colocar as 5 equipas na fase de grupos. Força Portugal

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas