terça-feira, 25 de novembro de 2008

Liga Portuguesa ( Sagres) : 9ª jornada - Leixões vence Rio Ave e mantém liderança. Benfica segue atrás com vitória em Coimbra.

Wesley e Leixões lideres em Portugal

Estou quase sem palavras para descrever o percurso do Leixões nesta edição 2008/2009 da Liga Portuguesa, mas uma ves, e fora, venceram num jogo especial o seu rival histórico Rio Ave e lideram com toda a justiça e categoria o nosso campeonato.
O chato disto tudo, é saber que em Janeiro já se fala em transferências dos seus melhores jogadores, falo de Wesley, que ao tudo indica vai jogar para o Dubai para uma equipa chamada Al-Wahda. O pior é que a proposta pelo jogador é de apenas 500 mil euros, claro que o avançado brasileiro fará o seu contrato de uma vida, mas de certeza que nunca mais se ouvirá falar deste.

Logo atrás, dos matosinhenses, segue o Benfica, que na minha modesta opinião, tem o melhor plantel desde 1994 quando foi campeão nacional com Rui Costa,João Vieira Pinto, Isaias, entre outros. Tem um excelente treinador, opções para quase todas as posições, quase sempre com o mesmo garante de qualidade. Estamos agora em Novembro, vamos esperar se esta tese de confirma para Março/Maio de 2009.

Quanto ao Sporting, a justificação do seu crescendo tem um nome, Liedson. Incrivel a personalidade e profissionalismo deste jogador, que veio de uma grave lesão. Reapareceu numa altura em que os leões andavam pelas ruas da amargura e não desiludiu, marcando vários golos decisivos no campeonato, além do histórico apuramento para os 8ª de final da Champions terem sido boa parte obra dele.

Académica 0-2 Benfica: Lição encarnada!

Ruben Amorim marcou na Coimbra

O Benfica passou com facilidade em Coimbra, vencendo por 0-2, mesmo com uma equipa em poupança para a Taça UEFA, e manteve o Leixões sob pressão. A Académica até entrou bem. Mas a tradicional ineficácia ofensiva originou a perda da invencibilidade caseira que durava há um ano. Bastou olhar para a ficha de jogo para perceber que havia grandes revoluções nos dois onzes – cinco novidades para cada lado – o que, no caso do Benfica, denunciava muita preocupação com o importante jogo de quinta-feira, em Atenas. Quique Flores poupou Aimar e Katsouranis, surpreendendo com David Luiz – estreia no campeonato – na lateral esquerda. Do lado contrário, Domingos apostou numa frente de ataque com homens rápidos, mas, na hora de defender, Lito e Sougou transformavam o 4x3x3 em 4x5x1. Tudo isto resultou num jogo directo do Benfica, pois não havia ninguém para pensar no miolo.

A Académica tentava sair rápida para o ataque, o que até foi conseguindo, embora sem eficácia no terço decisivo do relvado – percebe- se o porquê de só ter quatro golos marcados. A excepção, entre vários remates, foi um tiro de Sougou, que levou a bola ao ferro da baliza de Quim. Só que o Benfica, mesmo sem criar ocasiões e a jogar devagar – terão os jogadores levado à letra as palavras de Quique sobre o não ter pressa de ser líder? –, adiantou-se no marcador por Ruben Amorim, num lance em que Nuno Gomes brilhou, criando mais de meio golo. Penálti tranquilizador A perder, a Académica teve de mudar de estatégia. Agora era preciso assumir a iniciativa, até porque o Benfica mostrava que não estava para grandes correrias.

Mas, se as coisas já estavam mal para a equipa de Domingos, pior ficaram no recomeço, quando Reyes sacou o penálti com que Cardozo deu maior conforto à vantagem encarnada. Apesar de ainda faltar muito tempo, estava construída a quarta vitória consecutiva do Benfica – que continua invicto, o que, na Europa, só tem paralelo no Apoel Nicósia, do Chipre. Suazo ainda mandou um chapéu ao poste, mas talvez fosse castigo pesado de mais para a Briosa.

Naval 0-1 Sporting: Liedson e os guerreiros!

Liedson decisivo na Figueira da Foz

A equipa de Paulo Bento venceu por 0-1 na Figueira da Foz diante da Naval, com um golo mais uma vez decisivo de Liedson, num encontro em que esteve reduzido a dez jogadores a partir do minuto 54 por expulsão de Derlei, e a nove a partir do minuto 66 aquando da expulsão de Caneira. Os jogadores do Sporting souberam suster o ataque da Naval, e unidos obtiveram uma importante vitória no campeonato, que garante um 3º lugar à condição.

Paulo Bento surpreendeu ao colocar de início Postiga, Derlei e Liedson, com Postiga no vértice mais adiantado do meio campo sportinguista composto por Veloso, Moutinho e Izmailov. A aposta do treinador leonino surtiu efeitos logo aos 14 minutos de jogo, já que uma combinação entre Derlei e Liedson permitiu ao levezinho fazer mais um golo decisivo ao serviço do Sporting, o segundo no campeonato para o levezinho.

Os visitantes demonstravam eficácia no terreno de jogo, ao contrário da Naval que aos 24 minutos desperdiçaram uma grande penalidade a castigar falta de Caneira sobre Simplício. Mostrado o cartão amarelo ao defesa leonino, Rui Patrício venceu o duelo frente a Lazaroni. O jogo estava dividido e animado, com as duas equipas em busca do golo, mas as situações criadas por ambos os ataques esbarraram nos guarda-redes, em excelente nível.

Na segunda parte o Sporting viu Derlei ser expulso por falta dura sobre Hauw aos 54 minutos, um duro revés na estratégia de Paulo Bento, mas a união entre os jogadores leoninos foi a receita utilizada para garantir os três pontos. Caneira também foi expulso, aos 66 minutos, por acumulação de amarelos, reduzindo o Sporting a nove elementos, mas a Naval não exibiu argumentos para superar o esforço e dedicação sportinguista. Apesar da inferioridade numérica, os visitantes controlaram a partida e mereceram a conquista da vitória, algo que Paulo Bento sublinhou no final dos 90 minutos.

Depois da derrota caseira frente ao Leixões, que causou alguma contestação ao treinador, o Sporting respondeu com um jogo de sacrifício e espírito de equipa, conquistando 3 importantes pontos.

Rio Ave 2-1 Leixões: Confiança e moral elevada!

Festa do Leixoes

O Leixões entrou melhor e mostrou-se fiel aos seus princípios: segurança defensiva, saídas rápidas para o ataque e coesão entre sectores. Já o Rio Ave, menos bem servido no plano individual, procurou contrariar o ligeiro ascendente inicial do opositor, mas foram visíveis as dificuldades para impor o seu futebol. Aos poucos, o Leixões foi lançando avisos ao Rio Ave e, aos 37 minutos, marcou mesmo: Diogo Valente apontou um livre no lado direito e Wesley, oportuno, desviou a bola para a baliza de Paiva. O jogo animou e o Rio Ave reagiu, atacando com maior determinação, e conseguiu empatar aos 44, também de livre, por Rogério Matias, que rematou directamente para a baliza de Beto, quando todos pareciam estar à espera de um cruzamento. O Leixões recompôs-se rapidamente, reassumiu o controlo do meio campo e, num dos seus primeiros ataques, voltou a marcar, após mais uma bola parada, desta vez um canto. A defesa do Rio Ave aliviou mal e a bola foi ao encontro de Bruno China, que rematou rasteiro para a baliza, fixando o 2-1 aos 67 minutos. Uma vez mais, o Leixões fez gala da sua eficácia concretizadora: segunda ocasião, segundo golo e novo triunfo, o quarto consecutivo e o quinto fora de casa. Festa em Vila do Conde. O Leixões somou mais três pontos e mantém-se isolado na frente do Campeonato.

O Nacional subiu ao terceiro lugar da Liga, ao vencer em casa o «lanterna vermelha» Trofense por 1-0, num encontro em que actuou reduzido a 10 unidades desde os 15 minutos. O único golo nasceu de um pontapé de canto de Alonso, ao qual Luís Alberto correspondeu de cabeça não dando hipóteses a Paulo Lopes.

O Vitória de Guimarães de Manuel Cajuda somou o quinto jogo consecutivo sem ganhar no campeonato – três empates e duas derrotas – e continua na segunda metade da tabela, tal como o Paços de Ferreira, que permanece abaixo da «linha de água». Para os vimaranenses, pior do que o resultado foi mesmo a exibição, lenta e falha de ideias. O Paços de Ferreira somou um ponto importante na luta pela permanência.

No encontro que fechou a jornada, dois históricos do nosso futebol mediram forças no Bonfim, e o Vitória de Setúbal levou a melhor sobre o Belenenses por 2-0. A equipa de Jaime Pacheco fica assim com situação mais débil na tabela, enquanto os sadinos respiram um pouco melhor.

Resultados da 9ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

Vitória de Setúbal - Belenenses, 2-0 (Anderson 44' e Elias 92')
Académica - Benfica, 0-2 (Ruben Amorim 31' e Cardozo 47' g.p.)
Vitória de Guimarães - P.Ferreira, 0-0
Nacional - Trofense, 1-0 (Luís Alberto 22')
Naval - Sporting, 0-1 (Liedson 15')
Marítimo - Sp. Braga, 0-0
Rio Ave - Leixões, 1-2 (Rogério Matias 44'; Wesley 36' e Bruno China 67')
Estrela da Amadora - FC Porto, 17 de Dezembro

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Tabela Classificaiva em Portugal

Vídeos

Académica 0-2 Benfica
Ruben Amorim 31'
Oscar Cardozo 47'



Naval 0-1 Sporting
Liedson 15'


Rio Ave 1-2 Leixões
Wesley 36'
Rogério Matias 44'
Bruno China 67'





Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas