quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Liga Portuguesa : 11ª jornada - Benfica esmaga Marítimo por 0-6 e chega à liderança. Leixões caiu em Guimarães

Suazo festejava um dos golos ao Maritimo

A 11ª jornada da Liga Portuguesa marcou o fim da senda vitoriosa do sensacional Leixões, equipa que não tinha perdido fora de casa esta temporada. A derrota marcante em Guimarães, já bem perto do fim, entrega a liderança ao Benfica, depois de mais de 3 anos e meio de ausência no topo da tabela. Os encarnados foram autênticamente demolidores nos estádio dos Barreiros, vencendo por 0-6, resultado tipo, que não sucedia fora da Luz desde os anos 60. Aliás, não foram só os lisboetas que fizeram história, o Marítimo também o fez, porque alcançou o seu pior registo em casa da sua vida desportiva.

De resto, parece que a normalidade do nosso campeonato está de regresso, com Sporting, e principalmente FC Porto a subir de produção, reflectindo-se esse sinal na classificação geral. Os leões tiveram boa oposição do Estrela, tal como o Vitória de Setúbal o faria no dia seguinte frente ao campeão nacional.Claramente foram dois resultados volumosos, que não espelham o que se passou em campo.

Pela positiva, foram os golos que não tem faltaram nesta ronda, a mais produtiva da Liga Sagres. foram 25, número que supera os 20 apontados da 7ª jornada, com a particularidade de metade ter sido conseguida na Madeira, seis na Choupana e outra meia dúzia nos Barreiros.

Suazo e Nuno Gomes marcaram 4 golos nos Barreiros

O treinador do Benfica, Quique Flores, tinha dito aos seus jogadores que não era necessário entrar em pânico no rescaldo do empate caseiro frente ao Vitória de Setúbal, e não poderia ter recebido melhor resposta. Afinal, a luta entre o melhor ataque e a melhor defesa da Liga resultou em goleada, e o Marítimo sofreu mais um golo do que os cinco que tinha encaixado nas outras dez (!) jornadas. A história do jogo, essa, é fácil de contar. Quique Flores voltou à estratégia lançada em Guimarães, deu a titularidade a Aimar e contou com o regresso do "tranquilizante" Luisão. E, mesmo com Binya - também ele de volta ao onze - em sub-rendimento no meio de um onze embebido em inspiração, desde cedo se começou a tornar evidente que os encarnados estavam no Funchal com um único fito: ganhar. Do outro lado, Lori Sandri surpreendeu apenas com a inclusão de Manu no lugar de Baba, mas a estratégia era bem simples: jogar no contragolpe.

Marcos via vermelho sob olhar de Bruno

Tudo caiu por terra, contudo, quando Marcos resolveu travar Suazo em falta na grande área. Os insulares ficaram reduzidos a dez, e, além de Reyes não ter desperdiçado o castigo máximo, basta dizer que o Marítimo fez apenas um remate à baliza de Moreira em todo o jogo para se perceber o que aconteceu depois.

Sem grandes acelerações, as águias mataram o encontro numa bola parada, e os tricolores baixaram os braços - excepção feita a Marcinho, que ainda foi tentando incomodar - para não mais os levantarem. O descontrolo apoderou-se daquela que era (nunca é de mais recordá-lo) a melhor defesa do campeonato, muito por culpa da inspiração benfiquista - até as três substituições (Yebda, Balboa e Nuno Gomes) resultaram -, e vieram o terceiro, o quarto, a mão-cheia e a meia dúzia. Saliento o segundo golo de Suazo, magnífico, e os dois de Nuno Gomes, marcados em dez minutos, o que demonstra a facilidade que o Benfica encontrou nessa fase da partida. Foi uma vitória justa, principalmente pelo que a equipa de Quique Flores fez até ao penálti.

Lucho festejava com colegas triunfo em Setubal

Os números dizem que foi uma vitória clara do FC Porto, mas, na prática, os tricampeões sentiram mais dificuldades do que as espelhadas pelo resultado. Começando pelos números, houve mais golos portistas do que em qualquer outro jogo do campeonato. Mais, a equipa de Jesualdo Ferreira marcou tantos golos fora como em todas as outras deslocações juntas (um golo na Luz e dois em Alvalade). Finalmente, com esta vitória os portistas não descolam do pelotão da frente e pressionam os líderes, quando ainda têm um jogo a menos. Por seu lado, o Vitória de Setúbal continua sem vencer o Porto no Bonfim, uma prática que vai no 26.º ano consecutivo.

Jesualdo Ferreira entregou o lado esquerdo da defesa a Lino e colocou Tomás Costa ao lado de Lucho, que jogou à esquerda do miolo, e não à direita. Daúto Faquirá substituiu o castigado Sandro por Hugo, num sistema que privilegiou o contra-ataque. Impulsionados pelos adeptos, os sadinos tiveram a primeira oportunidade, com um remate de Laionel que proporcionou uma defesa aparatosa a Helton. O FC Porto, também como se esperava, atacou mais, só que complicou em demasia junto de Pedro Alves. Lisandro esteve em dia não, e o exemplo perfeito chegou aos 23': sozinho, a um metro da baliza, tocou mal na bola e enviou-a de encontro a Anderson. Hulk, antes do descanso, teve uma boa oportunidade para chegar à vantagem, mas também a desperdiçou. Noutros lances, um pouco por todo o primeiro tempo, o brasileiro voltou a mostrar virtuosismo e força em doses abundantes, ainda que nem sempre bem dirigidas. O Setúbal acabou a primeira parte esgotado, sinal da vontade colocada em campo, com Mateus e Leandro Lima como figuras de destaque.

Depois do intervalo, tudo mudou: Jesualdo Ferreira mandou a equipa subir no relvado, e a pressão aumentou no meio campo setubalense. Notou-se também mais determinação na abordagem dos lances, e foi já com Guarín no lugar do apagado Tomás Costa que o jogo se resolveu, com Bruno Alves, de cabeça, a bater Pedro Alves, após um canto de Lucho. Três minutos depois, chegou a confirmação: um erro de Janício foi aproveitado por Hulk, que desta vez não foi individualista e ofereceu o golo a Guarín. O Setúbal desapareceu. O melhor estava guardado para o fim, e o protagonista foi Lucho, que, curiosamente, deu mais um sinal de que não atravessa um bom momento. Só que se esqueceu disso quando apareceu na área e recebeu um passe de primeira de Mariano - estava em jogo há pouco tempo e, tal como Guarín, ficou ligado à vitória -, culminado com um remate também de primeira, indefensável. Um grande golo para um grande resultado, coroando uma exibição apenas razoável dos azuis e brancos.

Liedson marcou na Amadora

O Sporting venceu na Reboleira, de forma justa, apesar de ter começado a perder, logrou a primeira reviravolta da temporada. É verdade que o Estrela entrou melhor na primeira parte, marcou num lance rápido, de insistência (6') e, mesmo depois da resposta imediata dos leões (9'), continuou a ser a equipa mais perigosa no terreno - incrível a perdida de Anselmo, autor do primeiro, aos 19'. Ficou também claro que, desde o início do segundo tempo, o Sporting estava determinado a vincar a superioridade que não conseguiu impor no primeiro, tendência que a primeira alteração promovida por Lázaro - entrada de Celsinho para o lugar de Fernando Alexandre - só veio acentuar. É justo, também, atribuir a Liedson uma razoável quota de responsabilidade no sucesso visitante, tal o instinto que lhe permitiu apontar o golo que consumava a virada, mas, sobretudo, é incontornável que o que de mais interessante se passou na Reboleira se resume numa palavra: Vukcevic.

Ainda o montenegrino não tinha entrado em campo e já a excitação que as suas movimentações na zona de aquecimento provocavam nas bancadas, maioritariamente afectas ao Sporting, prenunciava algo de especial. Dois minutos depois de ter entrado, o irreverente montenegrino marcou mesmo o golo que sentenciou, definitivamente, a contenda e acabou glorificado pelos companheiros.

Outros jogos

Os leixonenses conheceram o primeiro desaire fora, depois de cinco triunfos noutros tantos jogos. O pleno não foi possível, porque o Guimarães foi mais feliz nos derradeiros instantes marcando um golo por Fajardo, uma aposta de Manuel Cajuda para o segundo tempo. O médio-ofensivo coroou assim uma jogada iniciada pelo estreante Lionn - bom jogador - a que o ex-benfiquista Nuno Assis deu o melhor seguimento com uma assistência para Fajardo. Com este golo, o Guimarães não só conseguiu uma vitória que afasta a equipa dos últimos lugares como termina um jejum de três jogos sem marcar. O último golo tinha sido marcado por Douglas, contra o... Benfica. O Vitória conseguiu o primeiro triunfo em casa na presente temporada pondo fim a um jejum que durava desde Maio, altura em que derrotou o Estrela da Amadora, na última jornada da última Liga. Fica a imagem marcante, de duas adeptas do Leixôes no final do jogo,

O Braga apresentou-se na Trofa com a ambição de ultrapassar o Marítimo e aproximar-se dos primeiros lugares, bastando para tal vencer o seu duelo, o que foi incapaz de fazer. Quer pela disciplina táctica, quer pela disponibilidade e espírito de solidariedade da equipa de Tulipa, que podia ter escrito uma história de glória, se Valdomiro tivesse sido eficaz na marcação do penálti, já com o jogo adiantado (69'. Valeu Eduardo.

Nacional e Belenenses protagonizaram um jogo frenético, com o número de golos registado (4-2) a reflectir isso mesmo. No final, venceram os madeirenses, mercê de um inexplicável período de desconcentração da defesa de Belém, quando a equipa tinha tudo a seu favor para garantir pelo menos um ponto. Nota muito negativa para o àrbitro que anulou um golo a Silas (Belenenses) e validou erradamente outro ao Nacional.

Sondagem do Blog Desportugal: Qual a melhor contratação na Liga Portuguesa 2008/2009

Sondagem Desportugal: Qual a melhor contratacao da Liga Portuguesa 2008/2009

Para o fim, fica o resultado do inquérito do Desportugal, onde pedimos a vossa coloboração para elegerem a melhor contratação do mercado de verão para a época 2008/2009. O grande vencedor foi o benfiquista José António Reyes com 26% dos votos, equivalente a 155 cliques. Uma coisa, na altura Suazo não foi incluindo na lista, porque esta já estava online.

Obrigado como sempre, e já estou a preparar novos inquéritos.

Resultados da 11ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

Marítimo - Benfica, 0-6 (Reyes 20' g.p., Suazo 42' e 85', Luisão 66' e Nuno Gomes 87' e 93')
Vitoria Setúbal - FC Porto, 0-3 (Bruno Alves 66', Guarin 68' e Lucho 80')
Trofense - Sp. Braga, 0-0
Vitória Guimarães - Leixões, 1-0 (Fajardo 88')
Rio Ave - Naval, 2-0 (Semedo 40' e Livramento 72')
Académica - Paços Ferreira, 2-1 (Lito 11', Orlando 88'; William 59')
Nacional - Belenenses, 4-2 (Nené 22', 38', Mateus 83', Cléber 88'; Silas 60', Marcelo 81')
Estrela Amadora - Sporting, 1-3 (Anselmo 4'; Izmailov 9', Liedson 51' e Vukcevic 78')

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Classificacao da Liga Portuguesa

Vídeos

Marítimo 0-6 Benfica
Reyes 20'
Suazo 42' e 85'
Luisão 66'
Nuno Gomes 87' e 93'



Vitoria Setúbal 0-3 FC Porto
Bruno Alves 66'
Guarin 68'
Lucho 80'



Estrela Amadora 1-3 Sporting
Anselmo 4'
Izmailov 9'
Liedson 51'
Vukcevic 78'



Vitória Guimarães 1-0 Leixões
Fajardo 88'

Nacional 4-2 Belenenses
Nené 22', 38'
Silas 60'
Marcelo 81'
Mateus 83'
Cléber 88'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas