terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Liga Portuguesa : 12ª jornada - Nulidade e polémica na Luz, Dragão e Alvalade

Desespero de Benfica, Porto e Sporting

É de todo improvável uma jornada como sucedeu este fim-de-semana. Os cinco primeiros empataram os seus jogos, com destaque para os nulos do Benfica, FC Porto e Sporting em suas casas. Todos tiveram a sua dose de polémica, com casos altamente discutíveis, além terminarem em alta pressão. Também, só a titulo de curiosidade, os 3 grandes, tiveram cinco minutos de descontos. Com isto tudo, o Porto não gozou a balda do Sporting, tal como o Benfica não aproveitou os deslizes dos seus rivais. Conclusão ficou tudo na mesma, inclusive o Leixões que também nao saiu do empate.

Golos foi quase miragem nesta ronda na Liga, apenas e somente 10 em seis jogos! Que pobreza franciscana. Confusão muita, até nos tunéis houve trocas de impressões mais acessas. Falo no Dragão com uma agressão de Rui Carvalho, assessor de imprensa do FC Porto a um funcionário da Liga. Também na Luz houve mosquitos por cordas, com Nuno Gomes a ser expulso já fora do tempo complementar, alegadamente por palavras injuriosas ao àrbitro Pedro Henriques.

Por Alvalade não houve crises de pânico destas, mas uma entrevista de véspera do pai de Miguel Veloso (António Veloso) levantou celeuma. Podem conferir aqui a entrevista do antigo capitão do Benfica ao Correio da Manhã.

Momento glorioso da pobre jornada, a defesa incrivel de Peskovic - guarda-redes da Académica nos segundos finais em Alvalade. Digo mesmo, das melhores que vi até hoje.



Entretanto e já um pouco off-topic, a Espanha anunciou que vai concorrer a par com Portugal ao Campeonato do Mundo de 2018 (podem ver aqui neste link o anúncio e estádios possíveis), e Reyes é foi anunciado reforço do Benfica para os próximos quatro anos. por uma verba de oito milhões de euros.

Benfica 0-0 Nacional: Só 20 minutos não dá!

Confusão após golo invalidado ao Benfica

O Benfica empatou 0-0 com o Nacional da Madeira, imitidando os resultados de Sporting e FC Porto na jornada. Ainda assim, os encarnardos vão passar o Natal na liderança do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre Leixões e dragões e três face ao Sporting. Tudo isto num jogo que terminou com muita polémica devido ao golo mal anulado a Oscar Cardozo já nos desncontos. Os jogadores encarnados não devem ter visto as dificuldades que o FC Porto e Sporting enfrentaram nesta ronda, muito por culpa da forma relaxada como enfrentaram os adversários. A primeira parte do Benfica conseguiu ser pior do que os seus rivais, algo que se pensava impossível. Chegou a ser confrangedora a lentidão da equipa de Quique Flores.

O Nacional foi a equipa mais perigosa na primeira parte, aproveitando as facilidades concedidas pelo adversário. O internacional angolano Mateus (ex-Boavista) tinha toda a liberdade no flanco esquerdo e podia ter sido mais eficaz a explorar o caminho livre. No Benfica, Di María era o único a tentar mudar o rumo dos acontecimentos, embora inconsistente, denotanto o habitual excesso de individualismo. Mas no meio-campo formado por Katsouranis, Yebda e Ruben Amorim, bons jogadores mas muito posicionais, que mais podia desiquilibrar? Deu pena ver Suazo e Cardozo na frente completamente entregues a si mesmos. O resultado nulo ao intervalo só podia ser mesmo.

Depois de uma primeira parte tão morna, a segunda parte não poderia descer mais o nível e foi isso que sucedeu. O Nacional apareceu de rompante e teve duas claras oportunidades de golo, valeu Moreira, o poste e Maxi Pereira. Os mais de 35 mil presentes na Luz desconfiavam de males maiores e Quique colocou Aimar a aquecer - mas nem entraria!



O Benfica pegou então de vez no jogo aumentando o ritmo nos últimos 20 minutos, mas revelavam-se perdulários na finilização. o defesa da equipa da Madeira Alonzo foi expulso aos 78 minutos e a pressão encarnada aumentou. E já nos descontos, Cardozo marcou mas o àrbitro assinalou mão de Miguel Victor no lance. Um decisão errada de Pedro Henriques com influência no resultado e que deixou a nação benfiquista à beira de ataque de nervos. Mas que não pode servir de desculpa, porque apenas jogar 20 minutos para ganhar é muito pouco. Aliás Luisão no final da partida reforçou essa ideia.

FC Porto 0-0 Marítimo: madeirenses atrevidos!

Hulk rematava frente ao Maritimo

O FC Porto cedeu um empate sem golos no Dragão perante o Marítimo, imitando o Sporting na véspera com a Académica, colocando um ponto final em nove vitórias consecutivas.

Os dragões entraram com toda a pujança. Nos primeiros quinze minutos, o regressado Marcos passou por quatro situações de algum apuro. Mas depois deste quarto de hora intenso, o Marítimo conseguiu respirar um pouco melhor e partiu até para um período de algum domínio. Baixou o ritmo, como lhe convinha e começou a estender-se no campo, com trocas de bola rápidas e Marcinho a mexer os cordelinhos. E os visitantes estiveram muito perto do golo, num tiraço de João Guilherme à barra de Hélton. Com o aproximar do intervalo, os campeões nacionais voltaram a aumentar o ritmo. Rodriguez inventou alguns lances na esquerda, mas Lisandro estava muito bem marcado por João Guilherme e Cardozo. E do Hulk dos últimos jogos, só a sombra do seu habitual apetite pela baliza: três remates ao intervalo, mas apenas um na direcção da baliza.

No início da segunda parte esperava-se uma maior pressão do FC Porto, mas estranhamente a equipa de Jesualdo deixou o tempo passar. sem imprimir grande velocidade ao seu futebol. Só Cristián Rodriguez destoava nesta estranha atitude. O uruguaio só sabe jogar rápido, embora muitas vezes não tome as melhores decisiões. O Marítimo não se limitava a defender e voltaria a estremeçer a barra da baliza de Helton, desta feita por Marcinho.

Jesualdo Ferreira olhava para o lado e constatava a falta de soluções ofensivas em quantidade do seu plantel. Limitou-se por isso a lançar Mariano Gonzalez aos 67 minutos e Farías aos 85´. Os portistas acordaram nos últimos minutos, mas Marcos e a precipitação na finalização fizeram com que o empate se mantivesse.



Nota negativa, mais uma vez para o trabalho de àrbitro do jogo, Duarte Gomes que descambou a sua actuação no segundo tempo ao não assinalar penálti de Bruno Alves por mão na bola a remate de Manu e uma agressão estúpida de Cardozo a Rolando que deveria ter sido sancionada com expulsão. Também o empurrão de Rolando a Miguelito na grande àrea portista deixa muitas dúvidas quanto a um possível penálti a favorecer os madeirenses.

Sporting 0-0 Académica: Peskovic tudo defendeu!

Peskovic foi imperial entre postes

O Sporting, que ficou a saber na passada sexta-feira, que enfrentará o Bayern de Munique nos oitavos de final da Liga dos Campeões, perseguia frente a Académica de Coimbra o quinto triunfo consecutivo na Liga Portuguesa, mas Paulo Bento surpreendeu ao deixar no banco Vukcevic e Yannick...os leões ressentiram-se. A Académica jogou de igual para igual e, com o esloveno Peskovic em noite inspirada, arrancou um importante empate a zero em Alvalade, naquele que foi o segundo ponto cnquistado fora pela equipa de Domingos Paciência.

Com Romagnoli e Rochemback pouco em jogo, apesar de muito rematador, os leões não conseguiam interligar a equipa. Aproveitando isso, os estudantes eram quem jogava perto da baliza contrária. Pelo menos até aos últimos cinco minutos da primeira parte, altura em que o Sporting conseguiu obrigar, finalmente, Peskovic a aplicar-se a fundo. E até chegou a marcar, num livre rápido à imagem do que os leões tinham sofrido frente ao Barcelona. Mas aqui o àrbitro Cosme Machado decidiu nao o considerar válido. Ao intervalo, Domingos tinha razões para estar satisfeito e a Paulo Bento pedia-se mexidas.

Entrou Miguel Veloso para a indesejada lateral esquerda, mas curiosamente esteve bem. Estranhamente Romagnoli e Rochemback continuavam em campo, mas o Sporting surgiu bem melhor na etapa complementar. A Académica foi resistindo como pôde à melhoria dos anfitriões. Paulo Bento apostou em Vukcevic, que animou o ataque, e depois em Yannick Djálo, o melhor dos últimos dois jogos leoninos. Domingos respondeu com Lica e Nuno Piloto. Mas era Peskovic que se assumia como o homem da noite. A Briosa segurava bem a bola e o empate, que não viria a alterar-se. Muito por culpa, também, da noite não de Liedson e, sobretudo Hélder Postiga, que estiveram desastrados na hora de rematar à baliza. Em 24 remates com selo leonino, nenhum levou o destino certo!

Outros jogos da 12ª jornada da Liga Portuguesa

O Leixões empatou 1-1, no Estádio do Mar, com o Estrela da Amadora, e perdeu a oportunidade de recuperar a liderança. A equipa de Matosinhos, que soma 24 pontos, sabia que uma vitória lhe permitia passar o Benfica voltar ao comando da Liga mas agora, após três jogos seguidos sem vencer, nota-se que a força já não é mesma. O Estrela do Amadora entrou melhor no encontro, cujo primeiro tempo se disputou num ritmo lento, mas os homens da casa criaram dois momentos de grande perigo, protagonizados por Castanheira (20 minutos) e Braga (32), com uma "ajuda" do guardião adversário Nelson. A equipa da casa entrou na etapa complementar com uma postura mais guerreira e, aos 50 minutos, Bruno China cabeceou à trave, após canto apontado por Diogo Valente. O Estrela da Amadora respondeu com um livre muito perigoso de Paulo Pedroso, aos 57 minutos, mas, no minuto seguinte, Wesley abriu o marcador, num lance confuso, após canto de Diogo Valente. Os jogadores estrelistas argumentaram que a bola não terá passado a linha de golo, e viram um tento anulado a Anselmo, aos 59 minutos, por fora de jogo. Os matosinhenses tentaram a partir daí controlar a posse de bola e diminuir a velocidade da partida, e os forasteiros aproveitaram para subir no terreno, tendo chegado ao 1-1 aos 79 minutos, por intermédio de uma grande penalidade convertida por Celestino, após mão na bola de Bruno China.

Num outro encontro, o Paços de Ferreira venceu em casa o Vitória de Setúbal por 2-0, com golos apontados por Cristiano e Pedrinha. Por seu lado, o Belenenses venceu o Trofense por 3-2, operando uma reviravolta no resultado na segunda parte, depois de ter entrado no intervalo com uma desvantagem de dois tentos. O Braga venceu o Rio Ave com um golo de Renteria, que festejou com o barrete de natal! A Naval na abertura da jornada cedeu um empate com o Vitória de Guimarães a zero.

Os meus desejos de um Feliz Natal para todos os leitores do Desportugal e colegas do blog.

Resultados da 12ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

Belenenses - Trofense, 3-2
(Marcelo 57', Wender 67' e Gómez 78'; Souza 23' e Valdomiro 48')
Benfica - Nacional, 0-0
FC Porto - Marítimo, 0-0
Paços Ferreira - Vitória Setúbal, 2-0
(Cristiano 9' e Pedrinha 10')
Leixões - Estrela Amadora, 1-1 (Wesley 58'; Celestino 78' g.p.)
Sporting - Académica, 0-0
Sp. Braga - Rio ave, 1-0 (Rentería 75')
Naval - Vitória Guimarães, 0-0

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Tabela Classificativa em Portugal

Vídeos

Benfica 0-0 Nacional


Sporting 0-0 Académica


FC Porto 0-0 Marítimo


Leixões 1-1 Estrela Amadora
Wesley 58'
Celestino 78'



Sp. Braga 1-0 Rio ave
Rentería 75'


Belenenses 3-2 Trofense
Souza 23'
Valdomiro 48
Marcelo 57'
Wender 67'
Gómez 78'



Paços Ferreira 2-0 Vitória Setúbal
Cristiano 9'
Pedrinha 10'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar um muito feliz natal à equipa do desportugal. Em segundo, obrigado pela postagem bastante esclarecedora do que foi a ultima jornada. Não fosse as festas, haveria concerteza muito mais para discutir o que foi a ladroagem que se passou no benfica-nacional.

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom 2009 para todos!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas