terça-feira, 21 de abril de 2009

Liga Portuguesa: 25ª jornada - Triunfo do Sporting não desmoralizou FC Porto. Benfica regressou às goleadas

FC Porto goleou em Coimbra

Quando faltam 5 jornadas para o fim, o Porto segue na rota do Tetra com 4 pontos de vantagem sobre o Sporting, e estes, 4 pontos sobre o Benfica. O FC Porto segue invencível há 18 jogos consecutivos, tendo conseguido nas últimas seis jornadas apenas triunfos. A última derrota dos dragões no campeonato, já data de 1/Nov de 2008 na Figueira da Foz. O Sporting no 2ª lugar, acomula 5 vitórias seguidas, apenas interrompida com o empate no Dragão. O último desaire dos leões, foi em casa, frente ao Sp. Braga a 2 Fev/ de 2009. Já o Benfica (3ª classificado) não consegue fazer nesta segunda volta 3 vitória seguidas. Aliás, os encarnados perderam a rota do título, quando ainda estavam a 2 pontos do Porto, na derrota na Luz a 14/Mar/2009 com o Vitória de Guimarães. A 11/Abril com a Académica, nova derrota e o adeus ao título.

Já na parte final da tabela, está ciente que Trofense, Rio Ave, Belenenses e Vitória de Setúbal terão a ingrata tarefa de fugir aos 2 lugares de despromoção à Liga de Honra. De momento, sadinos e trofenses são aquelas que apresentam maiores fragilidades. Já o Belenenses, pelo contrário, tem somado importantes pontos, aproveitando o facto casa e somando o pontinho fora.
Quanto às equipas que somam 27 pontos, não acredito que entrem nesta luta, apesar de continuar a achar que o Estrela da Amadora vai garantir a manutenção no relvado e a despromoção na secretária por falta de cumprimentos fiscais e salariais. Desculpem os tricolores, mas não tenho razões para acreditar de momento noutra solução. Ainda referente ao Estrela (o clube falido) e apenas 200 pessoas no Estádio da Reboleira com o Paços! Estão à espera de que, milagres ?!!

Voltando à jornada, o FC Porto somou mais três pontos rumo à imparável caminhada para a conquista do título, passando com distinção o exame de Coimbra, sucesso carimbado por três golos sem resposta, todos marcados na segunda parte. A Académica soube montar uma boa teia defensiva, apostando num meio-campo muito concentrado e em constante apoio do seu quarteto defensivo, espreitando o contra-ataque através dos lançamentos longos de William Tiero e Nuno Piloto para Carlos Saleiro e Lito. Uma estratégia que foi enervando os dragões, que chegaram ao intervalo com um nulo, resultado que reflecte as poucas oportunidades criadas neste período – a mais flagrante foi interpretada por Cristián Rodríguez que, aos 19 minutos, surgiu isolado diante de Peskovic e rematou para boa defesa do guarda-redes da Académica.

Já perto do intervalo ocorreu o caso do jogo. William Tiero marca um livre directo à entrada da área do Porto e o médio Raul Meireles desvia a trajectória da bola com a mão. Penálti claríssimo que Benquerença ignorou. E foi um Porto transfigurado, mais veloz e agressivo, que acabou por mudar o rumo da partida na segunda metade. O jogo ficou resolvido em apenas um minuto (entre os 57' e 58'), altura em que os dragões marcaram dois golos. Primeiro com uma oportuna cabeçada de Rolando; logo de seguida através de uma grande penalidade convertida por Lisandro López, a sancionar derrube cometido por Amoreirinha dentro da área. Aqui, Benquerença não hesitou e... acertou. A perder por 0-2, Domingos Paciência mexeu na equipa – entraram Licá e Éder para os lugares de Saleiro e Tiero –, mas o cariz do encontro não se alterou. A turma de Coimbra soltou as amarras, abriu mais o seu jogo, proporcionando aos rápidos avançados portistas mais espaço para as suas perigosas arrancadas. E foi já nos descontos que o FC Porto fez o 0-3, num remate imparável de Mariano, que surgiu isolado após passe mortífero de Hulk, castigando ainda mais a Académica.

Nuno Gomes e Cardozo = 4 golos em Setúbal

O Benfica venceu o Vitória de Setúbal por 0-4 e continua a sonhar com o segundo lugar, pois mantém a diferença de quatro pontos em relação ao Sporting. Apesar da derrota, o Vitória de Setúbal mantém- se dois pontos acima da linha de água. Foi um jogo muito tranquilo para os encarnados, com Nuno Gomes e Cardozo a marcarem dois golos cada. Foi um passeio bastante agradável à beira Sado para a equipa de Quique Flores. Depois da traumatizante derrota caseira com a Académica, nada melhor do que um adversário muito tenrinho, que vive grandes problemas financeiros.

E se na viagem à Amadora para defrontar o Estrela os encarnados tiveram grande oposição, no domingo quase parecia que jogavam sozinhos. O início de jogo do Benfica foi frouxo e não prometeu nada de bom. No entanto, tal como na Reboleira, as águias marcaram nas duas primeiras oportunidades de que dispuseram. O último quarto-de-hora do primeiro tempo parecia uma sessão de treino de situações de ataque, sem a oposição dos defesas, no centro de estágio do Seixal. Reyes fazia o que queria na direita, agradecendo a verdura de Michel, e Cardozo aproveitou para marcar mais um golo, embora pareça ter feito falta sobre Hugo no início da jogada. No entanto, não houve apenas demérito dos setubalenses, pois o Benfica voltou a jogar bem, à semelhança do que sucedeu com a Académica. Mas desta vez as bolas entraram. E como um azar nunca vem só, o Vitória perdeu depois Elias e Hugo, devido a lesões.

Após o intervalo, o ritmo de jogo desceu. Quique Flores também contribuiu para essa situação, ao tirar Reyes logo aos 57 minutos. O extremo espanhol era dos poucos que conseguia dar animação ao encontro. O motivo de maior interesse prendeu-se com a estreia de Brigues, um jogador com idade de júnior que trouxe algum colorido ao jogo e que até obrigou Quim a grande defesa. O Benfica voltou depois a acelerar um pouco e não tardou em chegar ao quarto golo, de novo por Nuno Gomes, a concluir uma assitência de Di María. O jovem argentino entrou bem e teve algumas boas iniciativas pelo flanco esquerdo, das quais poderiam ter resultado ainda mais golos de Nuno Gomes e Cardozo. A repetição dos 0-6 ao Marítimo esteve próxima, por sinal próxomo adversário na Luz.

Liedson resolveu em Guimarães

No sábado, o Sporting ainda esteve a perder no Estádio Afonso Henriques frente ao Vitória, mas dois golos nos últimos nove minutos, da autoria de Derlei e Liedson, operaram a reviravolta no marcador (1-2). A primeira parte da partida de Guimarães foi muito equilibrada, sendo que esse cenário reflectiu-se na perfeição nas oportunidades de golo. Nilson negou o golo a Liedson aos 24 minutos, defendendo por instinto o disparo do dianteiro leonino, enquanto Rui Patrício também revelou toda a sua qualidade ao parar o remate com selo de golo de Roberto. Miguel Veloso ainda acertou no poste aos 43 minutos, na sequência de um forte remate de pé esquerdo e a verdade é que os visitantes conseguiram mesmo introduzir a bola na baliza do Guimarães por intermédio de Daniel Carriço, mas o lance foi invalidado por jogo perigoso do defesa do Sporting.

A segunda parte revelou a mesma intensidade e o golo acabou mesmo por surgiu aos 56 minutos, por sinal para a equipa da casa. Marquinho cruzou para a área do Sporting, com Roberto a deixar para trás os seus dois marcadores directos e a cabecear sem hipóteses para o guardião Rui Patrício. O Sporting tentou tudo para impedir a derrota e foi mesmo premiado por esse esforço aos 81 minutos, quando um livre na esquerda do recém-entrado Ronny proporcionou o cabeceamento certeiro de Derlei. O empate parecia ir prevalecer até final, mas Liedson teve a última palavra aos 89 minutos, revelando todo o seu oportunismo e decidindo a contenda. O Sporting segue na luta pelo título.

Nos outros jogos, os "europeus" Nacional da Madeira e Braga empataram a uma bola. Os bracarenses adiantaram-se no marcador ainda na primeira parte, na sequência de uma grande penalidade convertida por Luis Aguiar, respondendo o Nacional na etapa complementar, através do melhor marcador do campeonato, Nenê. O Nacional continua, assim, no quarto lugar, com 43 pontos, mais um que o seu adversário

Resultados da 25ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

Vitória Guimarães - Sporting, 1-2 (Roberto 56; Derlei 81' e Liedson 89')
Vitória Setúbal - Benfica, 0-4 (Nuno Gomes 26' e 71' e Cardozo 28' e 47')
Académica - FC Porto, 0-3 (Rolando 57', Lisandro 60' g.p. e Mariano 95')
Naval - Leixões, 1-0 (Paulão 18')
Rio Ave - Trofense, 2-1 (Yazalde 28' e Fábio Coentrão 34'; Tiago Pinto 69')
Maritimo - Belenenses, 1-1 (Vítor Júnior 55' e Marcelo 49')
Nacional - Sp. Braga, 1-1 (Nené 61'; Luís Aguiar 35' g.p.)
Estrela Amadora - Paços Ferreira, 0-2 (Fernando Alexandre 35' p.b. e Rui Miguel 39')

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Tabela classificativa em Portugal

Vídeos

Vitória Setúbal 0-4 Benfica
Nuno Gomes 26' e 71'
Cardozo 28' e 47'



Académica 0-3 FC Porto
Rolando 57'
Lisandro 60'
Mariano 95'



Vitória Guimarães 1-2 Sporting
Roberto 56
Derlei 81'
Liedson 89'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas